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12 passos para o pensamento Positivo em 2020

ano novo

O Ano Novo chegou e com ele as pessoas fazem novas metas, planejam novos objetivos e criam novos planos. Toda virada de ano é marcado de um sentimento de esperança e de mudança. O pensamento positivo pode ser uma forma de alcançar suas metas para o ano de 2020.

Além disso, as pessoas, normalmente, buscam mudar todas as situações que deram erradas no ano anterior e em 2020 não seria diferente. Mas como os indivíduos podem trabalhar o pensamento positivo? 

O artigo a seguir irá abordada 12 passos para construir o pensamento positivo. 

O pensamento positivo traz diversas mudanças na vida de um indivíduo. Assim sendo, pessoas saudáveis e felizes pensam sobre o que e como querem conquistar suas metas. Ainda, elas utilizam a inteligência emocional e a aplicam em seus objetivos para, assim, conquistá-los.

Vale ressaltar que quando você pensa e fala sobre suas conquistas e metas sente-se mais feliz. Ainda, é comum sentir, também, que tem mais controle da sua vida. 

O cérebro pode liberar endorfinas que geram uma sensação de prazer e bem-estar. Neste artigo, será abordado 12 passos para conseguir alcançar o pensamento positivo em 2020. 

1. Mudança de comportamentos

O primeiro passo para construir o pensamento positivo é mudar suas perspectivas. Desse modo, no momento em que a pessoa começa a ter pensamentos positivos, seu comportamento muda e você se sente mais motivado. 

Nos momentos ruins, esse tipo de comportamento pode ser benéfico. Afinal, as atitudes influenciam na maneira que você reage às situações.

2. Enxergar a luz no fim do túnel

Na vida há momentos bons, mas também há momentos ruins e de dificuldade. É bem comum as pessoas focarem mais em suas derrotas do que em suas vitórias. Em razão disso, as pessoas ficam tristes e desanimadas quando algo ruim acontece.

Apesar de ser um situação normal, quando as pessoas pensam de forma positiva não se deixam ser consumidas por essas situações ruins. Logo, é nesses momentos em que as pessoas param para refletir no que deu errado e começam a tomar atitudes diferentes no futuro. 

3. Ter autoconfiança

A autoconfiança e o autoconhecimento podem trazer diferentes benefícios na vida de uma pessoa. Dessa forma, o pensamento positivo pode ser potencializado se a pessoa tem um autoestima elevada.

Confiar em si mesmo traz diversas vantagens para a qualidade de vida das pessoas, tais como:

  • alcançar metas;
  • ter maior produtividade;
  • saber lidar com críticas;
  • ter satisfação pessoal;
  • conseguir lidar com situações negativas;
  • ser mais calmo e ter mais “paz interior”. 

4. Saúde física e bem estar

Pessoas que querem ter o pensamento positivo devem cuidar, também, do físico. Afinal, independente da situação, a saúde psicológica, física e espiritual precisam estar boas. Por conseguinte, com esses segmentos saudáveis a pessoa consegue conquistar o que deseja e se sente realizada.

Dessa maneira, trabalhar o autocuidado pode ser uma das formas de ampliar seu pensamento positivo. Assim, procure hobbies, atividades, mecanismos de expressão que te motivem e te façam ter uma rotina mais equilibrada e saudável.

5. Relações interpessoais

Para ter o pensamento positivo é importante focar, também, nas relações pessoais que você tem. Afinal, é preciso conseguir perceber relações tóxicas e de risco, para poder afastá-las de sua vida. 

Ainda, é preciso saber ter comportamentos e atitudes empáticos, porque é preciso compreender o que os outros sentem e não julgá-los. 

Com a melhora nos relacionamentos interpessoais, é normal que a pessoa também tenha mudanças positivas no sucesso pessoal.

6. Gratidão

Ser grato é uma forma de desencadear o pensamento motivo e trazer conquistas para sua vida. É importante agradecer as grandes e pequenas conquistas. Lembre-se de tudo que você já possui e agradeça desde o prato de comida até o chuveiro quente. 

Dessa maneira, transforme o ato de agradecer em uma rotina, mesmo que você, nesse momento, não reconheça nada pelo o que é grato, siga essas dicas:

  • Para um minuto do dia para reflexão.
  • Pense sobre as coisas que conquistou até agora.
  • Não esqueça de agradecer pelas coisas “simples”.
  • Trabalhe o sentimento de gratidão.

A gratidão pode ser, também, um mecanismo motivacional que lhe proporciona inspiração para alcançar suas metas.

7. Ser resiliente

A resiliência pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ainda, vale relembrar que essa habilidade não é um dom mágico, mas, sim, uma forma de trabalho mental e emocional para lidar com as dificuldades.

Ademais, a relevância pode ser uma forma de alcançar pensamentos positivos. A resiliência é uma forma de lidar com as situações de uma forma melhor, mais rápida e mais branda. O que pode trazer resultados positivos para sua vida. Afinal, é normal errar e falhar, mas é importante aprender a lidar com essas situações e tomar novos caminhos para suas metas.

8. Não se vitimize

Para o pensamento positivo é necessário não se colocar em papel de vítima. Portanto, ficar se vitimizando não vai solucionar seus problemas. Desse modo, quando acontece alguma situação ruim ou complicada, é preciso não focar em coisas, como:

  • quem é o culpado?
  • por que algo ruim aconteceu comigo?
  • a vida é injusta.

É importante se perguntar o que aprendeu com a situação para, na próxima vez, poder tomar atitudes diferentes. Lembre-se! Adversidades sempre surgem e podem nos pegar de surpresa, mas elas não duram para sempre e, assim, procure manter o pensamento em soluções.

9. Reconheça suas habilidades

Tire um tempo do seu ano para refletir sobre todas as coisas que você já superou e conquistou. Esse é, também, um exercício que você deve levar como rotina para fortalecer seus pensamentos positivos. 

Ademais, reconheça suas habilidades e qualidades, porque é bem mais fácil nos criticar e focar nos nossos defeitos. No entanto, reconheça suas limitações e entenda que ninguém é perfeito.

Portanto, trabalhe suas habilidades e aprenda com suas dificuldades. É necessário se reconhecer como uma pessoa vencedora e capaz, para poder enxergar as transformações que vão ocorrer na sua vida.

10. Trabalhe a paciência

É importante lembrar que as coisas, na maioria das vezes, não são imediatas. Tudo é baseado em processo de construção. Em virtude disso, para criar um pensamento positivo, procure focar no processo para alcançar suas metas. Há situações que demoram mais e outras que serão mais rápidas. 

Não acredite que tudo na vida acontecerá de um dia para o outro. Logo, foque seu pensamento nas coisas que são necessárias para alcançar seus objetivos. Respire! As coisas vão acontecer no tempo que devem acontecer, não deixe que os sentimentos de ansiedade tomem conta do seu psicológico.

11. Não foque apenas em você mesmo

É comum olharmos apenas para nossos problemas e pensar que estamos na pior situação do mundo. Portanto, muitas vezes, quando paramos de focar apenas em nós mesmo e começamos a olhar para as pessoas ao nosso redor, conseguimos perceber o motivo pelo qual devemos ser gratos. 

Assim sendo, uma das formas de encontrar essa “visão” pode ser, por exemplo, por meio de um trabalho voluntário, que te mostre uma realidade de mundo diferente da sua.

Olhar ao seu redor pode ser uma forma de aprender a ser grato pelas coisas, não apenas materiais, mas também físicas, psicológicas, emocionais e espirituais. Para o pensamento positivo é importante reconhecer que não somos únicos no mundo.

12. Busque ajuda psicológica

O pensamento positivo é uma habilidade que traz melhora na qualidade de vida do indivíduo. Em alguns casos, pode ser difícil conseguir ter o pensamento positivo. Nessas horas, você pode buscar ajuda de um profissional da Psicologia. 

Para aprender mais técnicas do pensamento positivo procure ajuda psicológica. A psicoterapia pode ser uma forma de trabalhar essas questões e conseguir melhoras significativas.

A psicoterapia pode trazer melhora em diversas áreas da vida, tais como:

  • psicológico;
  • social;
  • profissional;
  • saúde física.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

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