Blog

27 de Agosto, Dia do Psicólogo

Desde que concluí o curso de Psicologia, eu tenho aprendido, diretamente com seres humanos, habilidades que considero extremamente refinadas.

Destaco, dentre essas habilidades, a empatia.

Sim, empatia, essa capacidade de se colocar no lugar do outro. E não importa se são momentos alegres, ou momentos de sofrimento. É emocionante perceber que o meu rosto está exibindo, naturalmente, a expressão de felicidade diante da bela história de vida que me é trazida.

E, ainda mais emocionante, é quando me permito chorar ao lado de alguém que relate o quão difícil está viver diante de uma contingência de dor emocional.

As lágrimas verdadeiras, de um lado e do outro, fazem dois seres humanos se conectarem instantaneamente e trazem duas mudanças: o alívio da dor, de um lado, e a lapidação humana, do outro.

Parabéns aos colegas pelo dia do psicólogo e obrigado, de coração, a cada pessoa que tem me tornado um profissional e um ser humano melhor a cada sessão da verdadeira interação humana.

Por Fábio Augusto Caló, psicólogo.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×