Blog

Quais os benefícios do riso?

Riso

Rir só nos trás boas emoções. Não é à toa que dizem que o riso é o melhor remédio. Mas tal frase não é só um ditado popular, existem pesquisas que comprovam o benefício da risada. 

Além disso, existe uma técnica muito usada, aliada a psicoterapia, chamada de terapia do riso.

Neste artigo iremos lhe apresentar a terapia do riso e apontar alguns benefícios, comprovados cientificamente, da risada.

O que é terapia do riso?

A terapia do riso é uma terapia alternativa e complementar, baseada em uma ação natural e inerente do ser humano: o ato de rir. Podemos caracterizá-la como: estratégia ou técnica psicoterapêutica com o objetivo de, por meio da risada, promover o bem-estar físico e emocional.  

Essa técnica ganhou uma maior visibilidade na década de 60, com Hunter Doherty Adams,um médico americano. Doutor Doherty mostrou que a felicidade, em conjunto com o tratamento humanizado, eram decisivos na recuperação de pacientes hospitalizados, revolucionando a medicina.

É importante lembrar que a terapia do riso é uma terapia complementar ao tratamento de transtornos. Isso se deve porque essa terapia em si não é capaz de curar, mas tem resultados positivos sobre o organismo. 

Como funciona a terapia do riso?

A terapia do riso é indicada para pessoas que estão em momentos difíceis da sua vida. Ela pode ser realizada em sessões individuais ou coletivas, onde são feitos exercícios que estimulem a risada. 

A terapia de riso não pode substituir tratamentos convencionais, com acompanhamento psicológico. É indispensável que a pessoa faça sessões de psicoterapia e acompanhamento com um profissional da medicina, como um psiquiatra.

Por que rimos?

A causa do riso e da gargalhada é diferente. Muitas vezes, as gargalhadas são reflexos e respostas a pensamentos, situações ou mensagens prazerosos.

Já o riso, muitos pesquisadores já estudaram a sua razão. A maioria deles chegou a conclusão que a gargalhada é resultado da evolução, uma linguagem não-verbal universal, que é muito usada para expressar o estado de espírito que todos entendem. 

Já o riso é involuntário. Apesar de você conseguir parar de rir, você não consegue produzir ou estimular um riso intencionalmente. Ademais conseguimos rir desde quando nascemos.

Quais os benefícios da terapia do riso?

Quando a pessoa pratica terapia do riso, sua pressão arterial diminui e ocorre a liberação dos chamados hormônios da felicidade: serotonina, dopamina, adrenalina e endorfina. Esses hormônios dão uma sensação de bem-estar.

Além disso, alguns estudos apontam que rir pode diminuir até em 10% a dor, e reduzir a produção de cortisol, responsável pelo estresse. Ademais, alguns outros benefícios da terapia do riso são:

  • Melhora certos sintomas da ansiedade, além de ajudar com o relaxamento e a respiração;
  • Auxilia no tratamento de alguns casos de depressão, já que desperta uma visão mais otimista;
  • Aumenta a autoestima;
  • Ajuda a lidar com a demência, diminuindo os seus sintomas.

A terapia do riso, ainda, pode melhorar o seu sistema imunológico, já que a quantidade de cortisol na corrente sanguínea diminui.

Ademais, não só a terapia do riso traz benefícios. Rir no dia a dia pode fazer bem para sua saúde mental. Existem inúmeros benefícios da risada.

Aumento do colesterol bom

O riso pode aumentar os níveis do considerado colesterol bom, o HDL. Uma universidade dos Estados Unidos realizou uma pesquisa em que um grupo de pessoas foi estimulado a dar gargalhadas. Como resultado, essas pessoas tiveram o seu nível de HDL elevado em até 26%. 

Ainda, além de aliviar a prisão de ventre, rir permite a liberação de lipoproteínas no sangue. Essas moléculas são responsáveis por reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL.

Melhora a circulação sanguínea

Quando começamos a rir, nosso ritmo cardíaco acelera. Nossos batimentos podem chegar a 120 pulsações por minuto, fazendo com que o sangue circule com maior intensidade no corpo. Tal aceleração, então, aumenta a oxigenação das células, dos órgãos e dos tecidos.

Ação rejuvenescedora

O riso tem diversos benefícios para a pele. Quando rimos, movimentamos cerca de 12 músculos faciais. Já quando gargalhamos, a quantidade de músculos movimentados dobra, chegando a 24. Porém, quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, mexemos 84 músculos faciais. Toda essa movimentação estica a pele, retardando o aparecimento de rugas

Além disso, rir tem efeito tonificante, porque quando rimos, nosso coração bombeia sangue com uma velocidade maior, nos fazendo suar e, até mesmo, chorar. Dessa forma, liberamos toxinas da nossa pele e melhoramos o seu aspecto.

Fatos interessantes sobre o riso

Além dos benefícios para a nossa saúde física, rir pode melhorar a nossa saúde mental. Listamos aqui alguns fatos interessantes que o riso tem, além de alguns benefícios para saúde mental:

  • Pessoas que riem são mais atraentes;
  • O riso te faz parecer uma pessoa mais amigável;
  • Rir é contagioso;
  • Frequentemente sorrimos quando estamos acompanhados;
  • Pessoas que riem, vivem mais;
  • Rir pode te trazer promoções e sucesso no trabalho;
  • Os bebês conseguem rir no útero;
  • O riso melhora o humor e a vontade de viver;
  • Acredita-se que existem até 19 tipos de risada.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×