Blog

Síndrome de Capgras

síndrome de capgras

O que é?

A síndrome de Capgras é um quadro psicológico e pode, também, ser nomeada como a síndrome do impostor ou ilusão de Capgras.Em geral, as pessoas com essa síndrome têm uma ideologia irracional de que algum conhecido, amigo ou familiar foi trocado/substituído por um impostor. 

A síndrome pode acarretar problemas emocionais e psicológicos. Ainda, as consequências afetam tanto o paciente quanto a pessoa que é acusada de ser um impostor. Além disso, o indivíduo com o quadro pode acreditar que, até mesmo, animais, objetos e locais foram “substituídos”. 

A condição foi descrita pela primeira vez por Capgras Reboul-Lachaux, em 1923. E pode estar associadas com outros quadros psicopatológicos, como a psicose ou o transtorno delirante. 

Ademais, o número de incidências do quadro é maior em mulheres e, em casos raros, pode afetar crianças.

Causas da síndrome de Capgras

Como citado anteriormente, a síndrome de Capgras pode estar associada com outros quadros psicológicos. É comum que essa condição esteja associada com a doença de Alzheimer ou com a demência. Nesses casos, é recomendável um acompanhamento neurológico e psicológico.

Assim sendo, a esquizofrenia pode causar, também, alguns episódios da síndrome. Afinal, o tipo alucinatório da esquizofrenia afeta o senso de realidade. 

Outra causa do quadro pode ter sido algum tipo de trauma físico na região cerebral. Vale ressaltar que esse tipo de reação é mais presente quando a lesão ocorre na parte traseira do hemisfério direito, porque é a parte que controla o reconhecimento facial. Por fim, pessoas epilépticas, em casos raros, relatam ter episódios da síndrome. 

Sobre as causas, de forma específica, há pesquisadores que acreditam que a síndrome de Capgras é ocasionada com algum tipo de problema cerebral, como atrofia e disfunção. Todavia, há aqueles que acreditam que as mudanças do meio ambiente contribuem para o desenvolvimento dessa condição. 

Finalmente, outros pesquisadores acreditam que o quadro é um problema no processamento de informações.

Tratamento síndrome de Capgras

O tratamento específico para a síndrome de Capgras, ainda, não existe. Os pesquisadores trabalham para obterem maiores descobertas.

No entanto, há formas de tratamento que podem controlar ou diminuir os sintomas.

Vale salientar que pessoas com condições adjacentes, como a esquizofrenia, normalmente, recebem o mesmo tratamento para os dois quadros. 

No momento, o tratamento visa controlar os sintomas da síndrome por meio do plano de tratamento da outra patologia que desencadeia a síndrome. Todavia, em casos relacionados com a doença de Alzheimer, as opções são menores.

Primeiramente, é preciso criar um ambiente confortável e que o paciente se sinta seguro. Em segundo lugar, a terapia comportamental pode ser uma das formas de terapia mais eficaz. 

Por fim, nos casos graves, a medicação pode ser uma outra alternativa para o tratamento. O uso de inibidores de colinesterase é um dos componentes utilizados, porque eles aumentam os neurotransmissores que estão envolvidos com a memória. E, no caso dos esquizofrênicos, o uso de antipsicóticos é recomendado. 

Por conseguinte, a cirurgia pode ser uma abordagem em casos de lesões cerebrais e traumas. 

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×