Blog

Amor paterno

Amor paterno e a relação com o pai

A relação dos pais com o filho afeta, de forma direta ou indiretamente, no desenvolvimento da criança. Muitos estudos recentemente têm mostrado que o amor paterno e materno pode deixar as crianças menos inseguras e ansiosas, além de evitar que os filhos se tornem hostis ou agressivos. No entanto, a negligência nesse aspecto pode ser de ambas as partes. Dessa forma, um estudo da Universidade de Connecticut mostrou que o amor paternal é primordial na formação da personalidade da criança. 

O co-autor do estudo, Ronald Rohner, diz que crianças e adultos tendem a reagir da mesma maneira ao sofrerem rejeição parental. Ademais, ao analisarem mais de 36 estudos, pesquisadores viram que a dor da rejeição persiste durante a fase adulta. Dessa forma, a rejeição torna mais difícil para que esses adultos criem laços com seus parceiros.

Portanto, a importância do amor de pai na vida das crianças é indiscutível para o desenvolvimento pessoal. Quando dada a devida importância a esse amor, o homem é incentivado a desenvolver uma relação acolhedora e amável com os filhos. Ademais, o amor paterno vindo do pai pode também auxiliar na diminuição da carga de culpa que muitas mães carregam.

Mulheres que não tiveram uma representação paterna ou o amor do pai, tendem a ter relações íntimas complicadas, com falta de confiança no parceiro. Portanto, muitas vezes essas questões precisam ser tratadas em sessões de terapia.

O amor paternal retribuído

O jornalista Flávio Resende retribuí o amor paterno de seu pai com um filme, “O Legado do Pioneiro”. O longa narra a trajetória do senhor Orédio Alves, de 83 anos, como pioneiro de Brasília. A família se emocionou com o filme. O longa transmite todo o carinho, respeito, admiração e amor que Flávio tem por seu pai. 

Goiano, seu Orédio veio para Brasília, em 1957, para começar uma vida nova e construir o seu legado. O projeto envolveu toda a família, que estava desde abril trabalhando no filme. Ainda, no final da sessão, Orédio Ales recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do DF.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Você deve estar logado para postar um comentário.

×