Blog

O dr. Fábio Caló ministra curso sobre Sexualidade Feminina

sexólogo

Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020 ocorreu o curso sobre Sexualidade Feminina na Perspectiva Multidisciplinar, organizado pela Nexus.

A equipe de docentes contou com especialistas da Psiquiatria, Ginecologia, Psicologia e Fisioterapia. Com objetivo de preparar profissionais da saúde para acolher demandas sexuais de mulheres, o curso abordou temas como o modo que os  medicamentos afetam a função sexual, as disfunções sexuais femininas de acordo com DSM V, bem como a influência da cultura e das emoções sobre o desempenho sexual da mulher.

O curso foi coordenado pela médica ginecologista e sexóloga dra. Renata Ribeiro. Dra. Ribeiro tem pós-graduação em sexualidade pela USP e mestrado em Ciências Médicas na UnB. Ela também é membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM) e da Sociedade Internacional de Estudos em Saúde Sexual da mulher (ISSWSH).

Dra. Renata Ribeiro (esquerda) e Dra. Carmita Abdo (direita)

Dentre os quatro professores do curso, destaque para a ilustríssima dra. Carmita Abdo. A dra. Carmita é psiquiatra e sexóloga, fundadora e coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (Prosex) da USP. Ela ainda é doutora e livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Com um currículo extenso, a dra. Carmita já publicou sete livros sobre sexualidade humana, além de ter participado de inúmeros programas de televisão, como Roda Viva e De frente com Gabi.

Dra. Carmita Abdo

Ainda teve a participação da Dra. Maria Luiza Campos, fisioterapeuta, membro da ABRAFISM (Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher). A dra. Maria Luiza tem mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela UnB, além de ter sido fundadora e coordenadora do Serviço de Reabilitação do Assoalho Pélvico do HUB.

Por fim, para compor essa equipe de peso, a Nexus contou com o dr. Fábio Caló, psicólogo e sexólogo do Inpa. Ele tem mestrado em Ciências do Comportamento e formação em Terapia Comportamental pelo INSPAC. Ademais, o sexólogo dr. Caló é diretor da ACBr (Associação Brasileira de Análise do Comportamento). No Inpa, dr. Fábio faz atendimentos individuais, de casais e de terapia sexual.

Dr. Fábio Caló

Confira mais fotos do curso!!

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×