Blog

Diferenças: doença, síndrome, transtorno

diferenças-doença-transtorno-síndrome

Os termos doença, síndrome e transtorno são usados normalmente como sinônimos. No entanto, essas definições apresentam conceitos diferentes. 

É normal se confundir com as definições de cada patologia. Afinal, essas palavras surgem de uma área do conhecimento similar e, além disso, elas podem estar interligadas.

As diferenças entre as definições serão abordadas no texto seguinte.

Doença

diversas pesquisas e definições sobre doença. De acordo com o British Medical Journal, a definição de doença é: “Resultante de uma resposta fisiopatológica a fatores externos ou internos”.

Atualmente, os médicos diagnosticam e definem uma doença com base nas alterações das funções sistêmicas, como a doença cardíaca.

As alterações, normalmente, causam sintomas e sinais, que são tanto físicos quanto emocionais. Por exemplo a dor, a angústia, a disfunção, entre outros.

Conforme o Ministério da Saúde, a doença é uma alteração ou desvio do estado de equilíbrio de um indivíduo com o meio ambiente.

Por fim, quando falamos de doença, estamos nos referindo à casos como gripe, dengue, febre amarela e conjuntivite. 

Síndrome

A síndrome se caracteriza por ser um termo que se refere a uma doença ou a um transtorno que possui mais de um recurso ou sintoma de identificação.

Assim, a síndrome é definida por ser uma coleção ou um conjunto de sinais e sintomas que caracterizem ou sugerem uma doença específica.

Por exemplo a Síndrome de Down, a Síndrome de Guillain-Barré e a Síndrome de Asperger.

Ademais, é comum se dominar síndrome as condições que não possuem, ainda, uma causa bem definida.

Transtorno

O transtorno é referente a um estado de alteração psicológica. De maneira literal, o transtorno é o efeito de transtornar, ou seja, de perturbar a ordem regular e comportamental de algo ou de alguém. 

A definição de transtorno é dado como condições de ordem psicológica e/ou mental que comprometem a vida comum de um indivíduo. 

Ademais, um transtorno mental faz referência a uma desorganização do estado psicológico de uma pessoa. Normalmente, indivíduos que sofrem desses transtornos procuram especialistas, como o psicólogo clínico e o psiquiatra, para realizarem o tratamento adequado.

Os transtornos podem ser classificados em:

  • mental;
  • comportamental;
  • emocional;
  • genético;
  • entre outros.

Por fim, os exemplos de transtornos são o Transtorno Bipolar, o Transtorno Obsessivo Compulsivo, os Transtornos Alimentares e os Transtornos de Personalidade.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Você deve estar logado para postar um comentário.

×