Blog

Empatia: os três tipos

empatia

O que é empatia?

A empatia é definida como a capacidade de sentir ou compreender o que a outra pessoa está passando, mas do ponto de vista dela, e não do seu. 

Ainda, a empatia é considerada facilitadora para comportamentos pró-sociais, o que resulta em compartimentos mais compassivos. 

Há três tipos de empatia, que serão abordados ao longo do texto, que são:

  • a empatia cognitiva;
  • empatia emocional;
  • empatia somática.

Vale ressaltar que a empatia não é sinônimo de simpatia ou de compaixão. Por exemplo, compaixão pode ser definida como um entendimento empático nos sentimos de outra pessoa, porém um desejo, também, de agir em nome do outro.

Cada pessoa pode experimentar da empatia de forma individual. Além disso, há casos de pessoas em que a empatia é atenuada ou totalmente ausente, como o caso dos psicopatas (que são incapazes de sentir empatia).

.Ademais, há pesquisadores, que nos últimos anos, estabeleceram o conceito de “neurônios-espelhos”. A partir desses neurônios seria possível que os indivíduos experimentasses emoções e sentimos de outros. 

Assim sendo, a pessoa se tornaria capaz de desenvolver empatia, de forma mais fácil. No entanto, essa pesquisa está ainda na fase primária e precisa de mais estudos e debate científico para resultados exatos.

Os tipos

Para poder desenvolver o sentimento de empatia não é necessário compartilhar das mesmas experiências que outras pessoas vivem. Na verdade, a empatia é a capacidade de tentar entender melhor os outros.

De acordo com o psicólogo Daniel Goleman e Paul Ekman, essa habilidade pode ser dividida em três grupo, que são:

Empatia cognitiva

A capacidade de entender como o outro sente e, até mesmo, o que ele está pensando. Em geral, a tipo cognitiva faz com que as pessoas se tornem melhores comunicadores, porque as pessoas conseguem transmitir a informação de maneira mais clara para o sentimento do outro.

Empatia emocional

A empatia emocional ou empatia afetiva é caracterizada por ser a capacidade de compartilhar os mesmos sentimentos de outro indivíduo. Há pessoas que sentem de forma tão forte que descrevem que podem, até, “sentir” a dor do outro no coração. A tipo emocional ajuda a desenvolver melhor a conexão emocional com os outros.

Empatia compassiva

A empatia compassiva ou preocupação empática é que vai além de apenas compreender e compartilhar sentimos. Nesse tipo, a pessoa age e ajuda os outros o quanto pode por compreender, de forma clara, o sentimento e pensamentos dos outros.

Empatia vs Simpatia

Como já descrito anteriormente, a empatia se classifica como a tentativa de compreensão dos sentimentos e pensamentos dos outros.

Todavia, a simpatia é classificada como “acordo ou harmonia nas qualidades entre as coisas ou pessoas”. Ainda, é o termo mais antigo entre os dois e desde seu surgimento no inglês, em 1500, foi sendo utilizado de forma mais específica e centralizada. 

Nos dias atuais, a simpatia é usada como forma de transmissão do sentimento de compaixão, de tristeza ou de pena. Ainda, a palavra é, também, utilizada para definir intimidade, por exemplo “eu simpatizo com as ideias do meu amigo”, nesse caso, a pessoa concorda ou compartilha da mesma opinião do amigo.

Os elementos

A capacidade de empatia é uma aptidão social que pode trazer diversas qualidades para a vida do indivíduo.

Desse modo, os dois elementos principais para a empatia são:

  • A compreensão dos sentimentos dos outros e a capacidade de entender sua perspectiva.
  • A utilização de uma resposta emocional apropriada ao estado emocional do outro.             

Entretanto, desenvolver essa habilidade pode ser feita por meio de algumas atitudes, como:

  • ter autoconhecimento;
  • ouvir com atenção;
  • diminuir os julgamentos.                                 

A psicoterapia pode ser um meio de alcançar tais tópicos, principalmente em referência ao autoconhecimento. Busque um profissional da Psicologia para desenvolvimento dessas, e outras, habilidades. 

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Você deve estar logado para postar um comentário.

×