Blog

Homens são mais propensos a problemas de memória do que mulheres

homem esquecido

Homens são mais propensos a problemas de memória do que mulheres

A memória da mulher apresenta menos problemas. Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia. Conforme ainda, matéria publicada pelo portal de notícias G1.

Os autores acompanharam por 3 anos um grupo de 1.450 pessoas do Condado de Olmsted, no estado de Minnesota. Com idades entre 70 e 89 anos.

Os participantes foram submetidos a testes de memória a cada 15 meses e entrevistados por médicos que também avaliavam esta função cognitiva.  No início da pesquisa, nenhum deles era acometido por qualquer tipo de demência.

No decorrer do período de realização do trabalho, 296 pessoas adquiriram Comprometimento Cognitivo Leve, condição que em 88% dos casos evolui para demência.

Os dados encontrados apontam que uma média 72 homens a cada 1000 desenvolvem demência todos anos. Já entre as mulheres, esta média cai para 57 por 1000. Dessa forma, o comprometimento Cognitivo Leve com perda/problemas de memória foi mais comum do que a doença sem prejuízo às lembranças. Além disso, indivíduos solteiros ou com menor escolaridade apresentaram as maiores taxas.

De acordo com o autor, o alto risco de compromentimento cognitivo em homens e mulheres idosos é preocupante, dado que as pessoas estão vivendo mais. Dessa forma, o distúrbio pode ter um grande impacto nos custos de saúde. Caso, maiores esforços de prevenção não forem feitos para reduzir o risco.

 

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×