Blog

Ho’oponopono: a prática havaiana de perdão

Ho'oponopono

Já falamos aqui sobre como perdoar os outros pode ser difícil, mas e quando temos uma parcela de culpa? O auto perdão é tão difícil quanto perdoar os outros? O Ho’oponopono pode te ajudar nesse processo de auto perdão e perdão. 

Neste texto iremos lhe explicar sobre o que se trata o Ho’oponopono e como ele pode te ajudar no dia a dia.

O que é Ho’oponopono?

O Ho’oponopono é uma prática havaiana antiga, tradicionalmente feita por sacerdotes de cura. O termo “ho’oponopono” significa corrigir ou reparar um erro. Para os havaianos, o ponto central do erro está nos pensamentos, contaminados por traumas e/ou memórias dolorosas.

A técnica havaiana foca na auto responsabilidade e no auto perdão. Ela foi reinventada por Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona, que estudou as tradições e os ensinamentos havaianos. 

O Ho’oponopono é uma ferramenta de bem-estar simples. Para essa filosofia, o seu incômodo e sua irritação são de sua responsabilidade, mesmo que o outro tenha feito algo ruim. Aceitar essa parcela de responsabilidade e lidar com ela são alguns objetivos do Ho’oponopono.

Ainda, o Ho’oponopono apresenta uma forma de liberar energia dos pensamentos negativos e dolorosos, além dos erros do passado, que podem gerar um desequilíbrio emocional.

Como funciona?

O principal objetivo do Ho’oponopono é fazer com que as pessoas entendam seus problemas, localizados no inconsciente, que se repetem, para que elas se libertem deles. Para isso, a prática utiliza mantras.

O Ho’oponopono consiste em uma série de mantras: sinto muito, me perdoe, eu te amo e eu sou grato(a). A repetição, compreensão e absorção das mensagens dos mantras são essenciais para que a prática do Ho’oponopono seja efetiva.

Os mantras podem ser repetidos em qualquer momento e lugar, e quantas vezes quiser. Seguir a ordem dos mantras é importante, pois eles são como um processo de autoconhecimento gradual.

“Sinto muito”

O primeiro mantra serve para que você entenda a sua parcela de responsabilidade na questão, no problema. Você absorve o fato ou situação difícil. 

Ao repetir “sinto muito”, você traz à consciência de que de alguma forma você errou, mesmo que não entenda como aquilo te fez e te faz mal.

A partir desse primeiro mantra do Ho’oponopono, você exerce a humildade e a auto aceitação. 

“Sinto muito por estar atraindo isso para a minha vida e estar te acusando disso. Você é só um elemento do que eu mesma estou provocando”. 

“Me perdoe”

Em seguida, o segundo mantra lhe traz a vontade de purificar a situação, deixando explícito isso. 

É preciso lembrar que o Ho’oponopono não é só uma maneira de perdoar o outro mais fácil, como também de se auto perdoar. A partir do segundo mantra, você exerce o autoperdão, reconhecendo as suas falhas e seus defeitos como ser humano. 

É importante lembrar, ainda, que sua vida e a vida do próximo são preciosas, mesmo com as falhas, defeitos e erros. 

“Me perdoe pela minha responsabilidade em relação a isso”.

“Eu te amo”

Esse terceiro mantra serve para lembrar que todos nós fazemos parte de um só conjunto. Ele te liga ao extremo espiritual. 

O mantra “eu te amo” serve para limpar a negatividade existente em você e em como você vê o outro. A partir dele, você reconhece a existência de bondade e luz no próximo. 

É a partir dessa frase no Ho’oponopono que superestimamos, ou pelo menos tentamos, as qualidades do próximo.

“Eu te amo porque eu te reconheço como melhor. Pode até ser que não esteja vendo isso nesse momento, mas cada um de nós tem um ponto de amor que está em você e em tudo no universo”.

“Eu sou grato(a)”

Por fim, o último mantra do Ho’oponopono tem como objetivo atingir a gratidão profunda e sincera. Ele vem como um encerramento da situação, fazendo com que a pessoa se auto perdoe e se purifique de verdade. 

Você agradece pela oportunidade dada de melhorar. É preciso compreender também que o ocorrido é passado e que está resolvido. 

“Agradeço pela oportunidade que você está me dando, através desse momento desagradável da minha vida, que está gerando uma coisa melhor para mim, para que eu possa ser melhor como pessoa”.

Benefícios do Ho’oponopono

A prática do Ho’oponopono tem como principal benefício o autoperdão. Mas existem ainda inúmeros pontos positivos que podemos observar quando praticamos a técnica havaiana:

  • autoconhecimento e autocontrole;
  • exercício da compaixão, humildade e empatia;
  • facilidade em lidar com situações ruins e desafios;
  • prática diária de amor à si mesmo e ao próximo;
  • evolução do poder de reflexão;
  • maior calma, concentração e paz interior;
  • melhora de memória;
  • amplificação do amor e da compreensão da vida;
  • estabilidade e equilíbrio da saúde mental, emocional e física.

Quem pode praticar?

O Ho’oponopono não impõe nenhuma restrição. Qualquer um pode realizar a prática, tanto mentalmente, quanto em voz alta. Também não é preciso estar perto da fonte do que lhe aflige e nem repetir várias vezes o mantra. Seu coração e sua intuição irão dizer quantas vezes será necessário.

Algumas pessoas recomendam a prática diária, mesmo com coisas pequenas. Dessa forma, você tem uma evolução gradual e contínua, além de exercitar o perdão, auto perdão e autoconhecimento. 

Ademais, é possível realizar o Ho’oponopono para outras pessoas, mentalizando quem você deseja que receba boas energias e bons pensamentos. Ainda, é importante ressaltar que a pessoa precisa ter total crença e vontade sincera em melhorar e realizar o Ho’oponopono.  

Por conseguinte, é preciso lembrar que o Ho’oponopono não é uma prática religiosa. A prática está ligada a compaixão, empatia, humildade, amor e gratidão, valores também praticados nas religiões. Por fim, qualquer pessoa, independentemente, da presença ou ausência de uma crença religiosa, pode praticar o Ho’oponopono.

Oração do Ho’oponopono

Além dos mantras, o Ho’oponopono possuí uma oração que leva a pessoa a meditação intensa sobre as coisa que movimentam a sua vida e os indivíduos com quem se relaciona. 

A oração é como um pedido de desculpas por todos os erros e todas as falhas cometidas. Além disso, a oração do Ho’oponopono também expressa gratidão por tudo já vivido e é como uma entrega ao amor mais puro.

Oração original do Ho’oponopono

“Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente.

SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO. 

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados…

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

SINTO MUITO, TE AMO.

Minha contribuição para a cura da Terra:

Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha,  então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…

Sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.

Peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.

Agradeço por estar aqui para mim…

E TE AMO por ser quem você é.”

Oração simplificada do Ho’oponopono

Dessa maneira, observamos que a oração do Ho’oponopono repete os quatro mantras em todos os momentos, ressaltando os valores exprimidos por eles. 

Ademais, existe a versão simplificada da oração do Ho’oponopono. Ela é mais curta, no entanto contém o mesmo objetivo e a mesma mensagem.

“Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.”

Ho’oponopono e psicoterapia

O Ho’oponopono e a psicoterapia podem trabalhar como aliadas. É comum a pessoa começar a praticar a técnica havaiana e não observar resultados. Isso acontece porque ela não está 100% crédula no Ho’oponopono.

A psicoterapia entra como uma forma de auxiliar a pessoa a praticar o auto perdão e a compaixão. Ademais, ela pode usar o Ho’oponopono como uma ferramenta prática de tais valores, ajudando a pessoa a compreender o real significado deles.

Por fim, é importante ressaltar que, tanto o psicoterapeuta quando o paciente precisam trabalhar em conjunto para que os objetivos das sessões de psicoterapia e o Ho’oponopono sejam efetivos. 

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×