Blog

Os efeitos do isolamento social de longo prazo

isolamento

 Os seres humanos são seres sociais. Devido a isso, nossos sistemas do corpo humano, bem como a nossa psiquê , evoluíram para prosperar em redes colaborativas de pessoas – contrapondo o isolamento.

Em muitas sociedades, as redes de contato social tendem a diminuir à medida que as pessoas envelhecem, levando em muitos casos ao isolamento e à solidão inconscientes. 

Nós somos uma espécie social. Nossas redes sociais (famílias, amigos, comunidades, grupos e etc.) nos permitiram sobreviver e prosperar. Nossa sobrevivência foi baseada no desenvolvimento evolutivo de comportamentos que envolvem mais de uma pessoa. 

Mas, como em todas as características humanas, há variação em nossos comportamentos e necessidades sociais. O fato é que a maioria de nós é psicologicamente e biologicamente “programado” para precisar de outras pessoas e evitar o isolamento.

isolamento

 É lógico que o isolamento social pode impor estresse em nossas mentes e corpos, com um impacto significativo na saúde, ainda mais no momento atual.

No entanto, é difícil estudar esses efeitos e distinguir os efeitos do isolamento social e da solidão na saúde, quando condições de saúde pré-existentes, como imobilidade e depressão, podem contribuir para problemas de saúde e aumentar o isolamento e a solidão. 

Também é um desafio distinguir isolamento social e solidão um do outro, pois, nem todos que estão isolados estão sozinhos e nem todos que estão sozinhos estão isolados.

Neste artigo, abordaremos vantagens e desvantagens do isolamento social, os efeitos que ele pode causar e algumas ações que ajudam a amenizar essa fase difícil.

isolamento

O que é

De maneira direta, isolamento social é o comportamento no qual o indivíduo deixa de participar – voluntariamente ou não, de atividades sociais em grupo.

As causas mais comuns para o isolamento social involuntário são o Transtorno de Ansiedade Social, em que a pessoa é incapaz de lidar com os sintomas de ansiedade que são provocados por contato com outras pessoas e o Estresse Pós-Traumático, onde um trauma psicológico pode levar o indivíduo ao completo isolamento.

A falta de contato ou interação com outros indivíduos se torna mais comum à medida em que ficamos mais velhos, entretanto, devido a pandemia de coronavírus, o isolamento social foi imposto a todas as faixas etárias. 

Infelizmente, o isolamento social é geralmente uma condição que desestabiliza nosso psicológico, já que um dos princípios que regem a sociedade é a interação entre os humanos.

Se não tivermos os cuidados necessários, em alguns casos, o isolamento social pode provocar consequências desagradáveis.

isolamento

Os efeitos

Vários indicadores de isolamento social têm sido associados a efeitos negativos, como alguns problemas de saúde. 

O cenário em que vivemos hoje, pode nos ajudar a entender melhor as relações das interações sociais e do isolamento social, com a saúde física e mental do ser humano.

Para crianças e adolescentes, por exemplo, o isolamento social pode ser ainda mais sofrido. 

Para esse grupo, a escola é a arena social mais importante e a ausência escolar por períodos prolongados resulta em interação limitada com outras crianças e adolescentes.

Devido a isso, algumas crianças podem acabar perdendo completamente sua rede social, e por isso é necessário que os pais auxiliem seus filhos a manter contato com os amigos e parentes. 

Para os psicólogos, o principal efeito do isolamento social são os danos causados a saúde mental. Transtornos como ansiedade, fobias, depressão e a sensação de solidão, podem se agravar nesse período, e tornar tudo mais complicado. 

Sendo assim, é extremamente recomendado que se faça acompanhamento psicológico e que se reserve alguma parte da semana para fazer psicoterapia, nesse caso, online.

isolamento

Lado bom e lado ruim

Aqui estão alguns exemplos de vantagens e desvantagens do isolamento no período da quarentena, afinal, tudo na vida possui dois lados.

Vantagens

  1. Saúde preservada
  2. Aproximação com a família
  3. Oportunidade de se conhecer melhor
  4. Chance para organizar pendências 
  5. Bom momento para colocar planos em prática

Desvantagens

  1. Saudade daqueles que não moram conosco
  2. Maior probabilidade de desenvolver transtornos psicológicos 
  3. Dificuldade para se adaptar a uma nova rotina
  4. Interrupção repentina do fluxo das coisas em nossas vidas
  5. Sensação de impotência e descontrole
isolamento

O que fazer

Sendo assim, é necessário refletirmos sobre os efeitos que o isolamento social tem em nossas vida. 

Analisar aquilo que nos faz bem e aquilo que nos faz mal, é uma atitude que nos ajuda a preservar o benéfico e resolver o desvantajoso, para que assim todos consigam passar por essa fase difícil.

isolamento

Além de fazer uma boa reflexão, sentar e conversar com nossos familiares sobre o isolamento auxilia a preservar o ambiente em casa bom para todos.

Mesmo sendo a longo prazo e não sabendo quando a pandemia será extinta, manter a calma e seguir as orientações das autoridades de saúde é a melhor maneira de continuar vivendo em isolamento social até que tudo melhore.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×