Blog

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse – Parte 1

divórcioJohn Gottman afirma com 93% de precisão se e quando uma divórcio acontecerá. Mágica, vidência? – Não, ciência!
De acordo com o que ele e sua equipe já investigaram sobre as relações conjugais, foram revelados indicadores precisos para o divórcio, os quais Gottman chamou de “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”.

“Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse” – indicadores do divórcio

Os cavaleiros em questão são comportamentos contraproducentes que afetam negativamente um relacionamento.
E embora todos os relacionamentos contenham esses comportamentos às vezes, é a frequência elevada desses comportamentos, tendo os cônjuges consciência ou não deles, que marca um relacionamento prestes a chegar ao fim.
A Crítica é o primeiro cavaleiro, comportamento de ataque ao cônjuge, o qual faz menção geralmente a características de personalidade do outro, sempre de forma destrutiva.
“Você parece um hóspede dentre de casa!” Pode ser um exemplo que faz menção à pessoa e não ao comportamento.
Contudo, no lugar dessa afirmação, a esposa poderia ter dito “Incomoda-me o fato de que eu tenha que assumir as tarefas domésticas sozinha e que você não tenha a iniciativa de me ajudar.”
O Comportamento Defensivo é o segundo cavaleiro. É um comportamento que costuma aumentar o conflito, pois não permite que se assuma responsabilidade em questões delicadas do relacionamento.
Quem está sempre na defensiva, não reflete sobre o que poderia fazer melhor na relação, pois está sempre gastando energia com desculpas, argumentações ou explicações.
Dessa forma, caberia, numa proposta de mudança, o reconhecimento da falha, a aceitação do feedback. E a postura de coração aberto para se tornar uma pessoa melhor a cada dia no quesito conjugalidade.
No próximo post, falaremos sobre os dois outros cavaleiros do apocalipse. Mas, será que você tem encontrado com um desses dois cavaleiros apresentados acima?
Por Fabio Caló, psicólogo.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Inpa- Instituto de Psicologia Aplicada- 

You must be logged in to post a comment.

×