Blog

Piromania

piromania

O que é piromania?

A piromania é um transtorno psicológico em que a pessoa tem uma fascinação pelo fogo e um desejo quase incontrolável de provocar incêndios. A pessoa usa o fogo como forma de aliviar o estresse e a ansiedade, além de ter prazer. Quando o fogo é apagado, ela pode sentir tristeza e angústia. 

Mesmo que a pessoa passe muito tempo sem atear fogo em algo, ela sempre vai ter essa predisposição. Além disso, o transtorno é muito comum em crianças e adolescentes. Ademais, o transtorno é considerado muito raro e tende a atingir mais homens do que mulheres.

Para que a pessoa seja diagnosticada com piromania, é preciso que os incêndios causados por ela não tenham qualquer finalidade monetária, política ou de esconder algum crime. Ainda, a falta de estudo sobre piromania dificulta a descoberta da causa desse transtorno.

Sintomas

Algumas características comuns em pessoas com piromania são:

  • Tendem a dar falsos alarmes de incêndio.
  • São expectadores de incêndios.
  • Sentem prazer em conviver com pessoas associadas a incêndios, além de terem fascinação por instituições e equipamentos também ligados ao fogo.
  • Podem passar muito tempo no Corpo de Bombeiros.
  • Provocam incêndios de forma deliberada e proposital.
  • Têm uma euforia e excitação antes de atear fogo em algo, assim como cleptomaníacos antes de roubar algo.
  • Sentem prazer, alívio e gratificação ao testemunhar ou provocar um incêndio.

As pessoas com piromania ainda demonstram alguns sinais quando o fogo se apaga, como se sentir deprimido e angustiado, arranjar confusão com as pessoas a sua volta e se irritar facilmente.

Tratamento

A piromania não possui cura, mas tem tratamento para diminuir os sintomas. O tratamento é feito com o acompanhamento de um psiquiatra e um psicólogo. Eles têm como objetivo diminuir o impulso da pessoa de atear fogo nas coisas.

É recomendável que o tratamento se inicie logo após dado o diagnóstico. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de medicamentos. Quando a piromania é muito forte, a saída encontrada por especialistas é deixar com que a pessoa ateie fogo em locais e coisas controladas.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×