Blog

Sexo Agendado: 3 motivos para adotar a prática

sexo

Muitas vezes, em um casamento, o sexo é deixado de lado pelo casal. Isso pode acontecer por inúmeros fatores com filhos e a própria rotina. Em um estudo feito pelo ProSex da USP, coordenado pela professora e médica Carmita Abdo, mostrou que para 95,3% dos brasileiros o sexo é importante para a harmonia do casal. 

Mas como resolver a falta de sexo e tesão no casamento? Neste texto vamos falar sobre o sexo agendado, uma ferramenta usada para apimentar a relação do casal. 

O que é sexo agendado

É normal que depois de uma tempo de relacionamento, algumas coisas acabam sendo esquecidas, como o sexo. Para resolver esse problema, muitos casais estão optando pelo sexo agendado, que é a determinação de um dia e horário da semana para fazer sexo. 

Obviamente que o sexo espontâneo é o que todo casal quer, mas com todas as tarefas, o casal pode não conseguir fazê-lo. Dessa forma, para alguns casais, o sexo agendado pode ser a única maneira voltar a ter atividades sexuais. 

Para que funcione, é preciso que o casal esteja de acordo com a decisão. Converse com o seu parceiro para ver qual a melhor forma de planejar o sexo. É preciso se lembrar que o sexo agendado não é um ponto final no sexo espontâneo. 

Ainda o sexo agendado pode ser um motivo para você sair com o(a) seu(sua) parceiro(a) para um encontro, como ir no cinema, jantar em algum restaurante novo ou até passar um tempo conversando no sofá de casa. 

Mas por que ter sexo agendado?

Para alguns casais a falta de sexo não é um problema no casamento. Mas como já comentamos, alguns casais desejam reacender a chama da paixão e o sexo agendado pode ser um caminho. Vamos citar aqui alguns motivos para você aderir ao sexo agendado.

A tendência é sempre adiar

O ser humano marca hora para praticamente todas as atividades do seu dia: para ir trabalhar, para cortar o cabelo, para ir ao médico,…. Mas quando precisamos fazer alguma coisa em casa, tendemos a adiar, porque achamos que vamos conseguir fazer depois. E o sexo não é muito diferente, o casal começa a adiar para o dia seguinte e esse dia nunca chega. 

Cria compromisso com a sexualidade

Cuidar da nossa sexualidade é de suma importância. Inúmeros estudos já mostraram que sexo faz bem para a saúde mental e física. Ademais, para a maioria dos casais, o sexo é um fator importante para uma bom relacionamento. Com  o sexo agendado, criamos um compromisso com a nossa vida sexual, com a nossa sexualidade e com a nossa vida a dois. 

Combate à preguiça

O dia a dia das pessoas tem se tornado cada vez mais corrido e cansativo. A tecnologia também não ajuda muito, ocupando o nosso tempo e, dependendo da pessoa, arranjando mais afazeres durante o dia. Depois de um dia tão longo, é difícil encontrar ânimo para uma noite de prazer. O sexo agendado pode vir como uma forma de se livrar desse cansaço e desânimo de fim de dia, e trazendo uma melhor noite de sono. 

Terapia sexual e terapia de casal

Mesmo com o sexo agendado, o casal pode ainda ter problemas na relação. Nesses casos, é recomendado que procurem ou a terapia de casal ou a terapia sexual. Caso a origem do problema seja simplesmente sexual, a terapia sexual vai ajudar. 

No entanto, se as dificuldades no relacionamento tenham uma origem mais profunda, o terapeuta de casal é o mais recomendado para auxiliar na resolução do problema conjugal.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×