Blog

Síndrome de Münchausen

Síndrome de Münchausen

O que é Síndrome de Münchausen?

A Síndrome de Münchausen, ou Transtorno Factício, é um transtorno psicológico em que as pessoas fingem ter sinais de uma doença e, até mesmo, produzem sintomas físicos ou psicológicos. Normalmente, os motivos para que os pacientes provoquem os sintomas é para chamar atenção, por simpatia com a profissão médica ou para se sentirem seguros.

As causas ainda são desconhecidas, mas muitos pesquisadores acreditam que ela pode estar relacionada com abusos na infância, problemas de autoestima ou transtornos de personalidade. Ainda, o quadro é mais comum em homens do que em mulheres.

A síndrome de Münchausen não se assemelha com a hipocondria, pois enquanto na última o paciente acredita estar doente, na primeira a pessoa sabe que não está doente mas quer estar.

Sintomas

Os sintomas da síndrome de Münchausen podem ser dos mais variados. Alguns dos sintomas são:

  • Ter sintomas que se encaixam na descrição da doença, mas os tratamentos são ineficazes.
  • A pessoa tem um histórico médico e pessoal muito incoerente.
  • Tendência em se consultar em diferentes médicos e hospitais, e em diferentes áreas.
  • O paciente tem um grande conhecimento da doença e dos procedimentos hospitalares.
  • Não deixa os médicos conversarem com familiares e amigos.

Tais ações podem levar a pessoa com síndrome de Münchausen a morte, já que muitas vezes o tratamento para a doença imaginária pode ser pesado.

Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome de Münchausen é feito por um médico, que fará um série de exames físicos. Os médicos começam a suspeitar da presença da síndrome quando:

  • A ficha médica é inconsistente.
  • O tratamento deixa a pessoa pior.
  • A pessoa fica ansiosa e animada quando vai fazer os exames e procedimentos médicos.
  • O histórico de visitas a hospitais e médicos da pessoa é longo.

Depois de analisar todos os fatores, o médico pode encaminhar o paciente para um psiquiatra. Se a Síndrome de Münchausen for diagnosticada, a pessoa não fará exames, tratamentos e procedimentos cirúrgicos desnecessários, invasivos e perigosos.

Tratamento para a Síndrome de Münchausen

A principal forma de tratamento é com acompanhamento psicológico e médico. Ambos devem verificar se não existe algum transtorno que possa ter desencadeado a Síndrome de Münchausen.

Medicamentos só são recomendados quando há alguma outra comorbidade, como depressão, ansiedade, distúrbio de humor ou transtorno de personalidade limítrofe.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×