Blog

Terapia online: 5 benefícios desse modelo de terapia

benefícios terapia

A terapia online é um modelo de terapia que ganhou popularidade, nos últimos anos, e está sendo muito útil no momento atual. Afinal, atualmente, em 2020, o mundo está passando por uma pandemia e a forma de contenção da doença e por meio de:

  • quarentena;
  • isolamento;
  • afastamento social.

O que impede que as pessoas possam, muitas vezes, fazem a terapia de forma presencial. A terapia online é um método eficaz e com os mesmo resultados da terapia presencial.

Neste artigo será abordado 5 benefícios da terapia online. Além disso, será comentado tópicos como:

  • O que é a terapia online?
  • Mitos sobre a terapia online.
  • Quarentena e a terapia online.
  • Onde encontrar a terapia online?

O que é terapia online?

A terapia online pode ser chamada de:

  • terapia eletrônica;
  • aconselhamento eletrônico;
  • teleterapia;
  • aconselhamento cibernético;
  • E-terapia.

E é um modelo conhecido por envolver diversos serviços da saúde mental. A E-terapia utiliza a internet para realizar os atendimentos e as sessões com os pacientes. 

Dessa forma, o terapueta pode usar platomaformas como e mail, videoconferência, mensagens de texto, bate-papo online, mensagens ou telefonemas.

Nos últimos anos, a terapia online ganhou popularidade e está se tornando uma ferramenta importante nas vidas das pessoas. Além disso, há diferentes razões pelo qual uma pessoa procura o serviço de terapia online.

História da terapia online

A história da terapia online, diferente do que muitos acham, não é recente. Na verdade, o modelo começou a ser utilizado pelo psicólogo Sigmund Freud, que utilizou esse método para se comunicar com os seus pacientes.

Ainda, em 1982, grupos de apoio e autoajuda começaram a utilizar essa plataforma, porque era uma forma mais fácil de se reunir e se comunicar com mais de uma pessoa. 

Atualmente, há diversas plataformas, sites e aplicativos que oferecem o serviços de saúde mental online. E clínicas privadas que utilizam a terapia online como forma de serviço e apoio aos pacientes.

Em seguida, com o aumento considerável dos serviços de aconselhamento online, ocorreu a fundação da Sociedade Internacional de Saúde Mental Online (ISTMO). Em virtude disso, os serviços onlines, de agora em diante, seguiram diretrizes e informações sobre como oferecer serviços de saúde mental via Internet.

Por conseguinte, nos últimos anos, os sites, aplicativos e plataformas, que se dedicam ao serviço de saúde mental online, se tornaram cada vez mais populares.

É visto que o crescimento e popularidade de smartphones e tablets levou as pessoas a usarem, cada vez mais, serviços online.

5 benefícios da terapia online

1. É ideal no período de quarentena

Em época de quarentena, isolamento e afastamento social a terapia online se torna mais benéfica do que nunca. Afinal, como as pessoas não podem sair de casa podem utilizar a terapia online tanto para iniciar um tratamento quanto para continuar o seu. 

2. Tem horários de agendamento que são mais flexíveis

A terapia online tem uma gama de opção de serviços e de profissionais. Em virtude disso, há, também, maiores opções de horários.

Dessa forma, se você é uma pessoa muito atarefada ou não consegue achar um serviço de terapia presencial que se encaixe nos seus horários livres, está na hora de tentar a terapia online.

No atendimento virtual, será possível encontrar mais horários disponíveis e mais opções de profissionais. 

3. Ajuda a tratar os transtornos mentais

A terapia online funciona da mesma forma que um terapia presencial. Em virtude disso, pode tratar de doenças mentais, como depressão e ansiedade. A terapia eletrônica oferece diversos serviços e apresenta muita eficácia. 

De acordo com muitos profissionais, a terapia online é ideal, por exemplo, para pessoas que tem fobia social ou dificuldade de locomoção. 

4. Oferece mais praticidade e dinamismo

A terapia eletrônica pode ser bem prática e dinâmica, porque o paciente pode fazer as sessões em qualquer lugar e, até mesmo, no conforto de sua casa. Além disso, a pessoa pode agendar o horário de sua sessão de terapia no horário que achar melhor.

Vale ressaltar que há o mesmo dinamismo que numa terapia presencial. Afinal, o terapeuta irá tratar seu paciente virtual, da mesma forma que trata o paciente presencial

5. Pode ser feita de forma individual, em casal ou em grupo

Diferente do que muitos pensam, a terapia online não tem restrição de pessoas e não é feita, exclusivamente, de forma individual. Na verdade, há diversos tipos de terapias online que são feitas com mais de uma pessoa, como a terapia familiar e a terapia conjugal. 

Ambas modalidades podem ser extremamente benéficas no período de quarentena e isolamento. Além disso, pode ter vantagens na terapia online para casais e familiares, como o ajuste mais fácil do horário das sessões e o local mais adequado para todos os envolvidos.

Mitos sobre a terapia online

A terapia online é um modelo que, apesar de não ter sido criado recentemente, ganhou forças nos últimos anos. No entanto, as pessoa ainda tem alguns receios e acreditam em alguns mitos sobre a terapia online.

Os principais são:

A terapia online não funciona

Errado. De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Minnesota, Estados Unidos, as terapias online além de apresentar os mesmos resultados que sessões presenciais, garantem uma maior economia. Não só para quem busca o serviço, como também, para quem oferece. 

Ainda, a prática possibilita o acolhimento de pessoas que não têm acesso ao serviço presencial. Além de beneficiar pacientes com alguma limitação ou algum tipo de fobia social. 

Não tenha receio e teste uma sessão de terapia online e veja os resultados eficazes!

Não é um modelo de terapia seguro

Errado. Para ser aprovado pelo Conselho Nacional de Psicologia, as sessões de terapia online devem respeitar o código de ética e a lei. O que garante o sigilo, até mesmo, nas sessões virtuais.

Dessa forma, a maioria dos portais e clínicas, que oferecem serviços online, contam com medidas para garantir esse sigilo. Logo, os atendimentos virtuais garantem que o conteúdo das sessões não será revelado para terceiros e é um modelo de terapia seguro.

Não tem vínculo com o terapeuta

Errado. O vínculo na terapia online também existe. O terapeuta trata seu paciente virtual da mesma forma que trataria um paciente presencial. 

Então, não tenha medo de não se conectar com seu psicólogo, porque esse é um medo que será quebrado na primeira sessão de terapia online. E o vínculo será criado da mesma forma que numa terapia presencial.

No entanto, caso você não sinta a vontade com seu psicólogo há solução para isso. Afinal, na terapia online você tem uma gama de profissionais disponíveis. É possível que você não se identifique com algum profissional, mas isso pode acontecer também na terapia presencial.

Todavia, diferente da terapia presencial, procurar outros psicólogos na terapia online pode ser uma tarefa mais fácil e mais rápida.

Quarentena e a terapia online

Em 2020, o mundo está passando por uma pandemia, que foi causado pela COVID-19. O vírus se espalhou de forma muito rápida e vem trazendo muitas consequências tanto para a saúde, economia e dia a dia das pessoas.

A quarentena, o afastamento social e o isolamento são considerados as principais medidas para o controle da propagação da doença.

Em virtude disso, muitas pessoas estão há algum tempo fazendo a auto quarentena e o isolamento. Nesses casos e em casos de afastamento social, a terapia online pode ser a solução ideal para as pessoas que querem continuar o seu tratamento psicológico ou iniciar a terapia.

Ainda, a quarentena, o isolamento e o afastamento social podem ser momentos difíceis para grande parte das pessoas. Em virtude disso, sentimentos como ansiedade, medo, estresse e tensão podem aparecer.

Portanto, as pessoas podem começar a se sentirem sozinhas, entediadas e desesperançosas. Se sentir sintomas, como:

  • alterações de humor;
  • preocupação excessiva;
  • sentimento de tristeza, vazio e desesperança;
  • inquietação;
  • fadiga, sudorese, tontura e enjoos;
  • atraso de pensamento e dificuldade de concentração;
  • problemas de sono;
  • pensamentos suicidas.

Está na hora de buscar ajuda médica especializada. E, caso não puder sair de casa, procure a terapia online como solução.

Coronavírus (COVID-19)

O coronavírus se caracteriza por ser um grupo de vírus, que pode infectar tanto humanos quanto animais. Assim sendo, em humanos o vírus causa, em geral, doenças respiratórias, que variam de gripes leves até infecções bem mais graves.

A COVID-19, mais especificamente,  é a denominação dado à doença que é causada pelo novo coronavírus. Ainda, o quadro apresenta uma transmissão rápida, porque tem um tempo de incubação longo. 

Além disso, a transmissão pode ocorrer, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma. Ainda, apesar de ser um vírus que já conhecido por cientistas, a sua nova versão surpreendeu por conta da rapidez com que se espalhou pelo mundo.

Portanto, as medidas de prevenção estão sendo tomadas como uma forma de controlar a situação. 

Conselho Federal de Psicologia

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, desde 2018, está válido a resolução que amplia as possibilidades de tratamento psicológico no Brasil, principalmente para a terapia online.

Assim sendo, o CFP regulamentou a prestação de serviços psicológicos, que funcionem por meio de tecnologias da informação e da comunicação, por meio de plataformas e de videoconferências.

Portanto, a partir de 2018 está autorizada a prestação dos seguintes serviços onlines: consultas e atendimentos. Os profissionais poderão tratar qualquer tema e realizar quantas sessões forem necessárias. Assim como nas terapias presenciais.

teleterapia

Onde fazer terapia online

Há diversos locais que, atualmente, oferecem o serviço de terapia online. Desse modo, há plataformas especializadas no serviço e clínicas de psicologia que estão oferecendo o serviço de sessões de terapia online.

O Inpa, também, está oferecendo esses serviços e conta com uma equipe de psicólogos preparada para realizar sessões terapia online.

Por fim, para agendar a sua consulta, basta ir para a nossa página inicial e clicar no botão “Agende agora”! Os pagamentos podem também serem feitos pela internet, sem precisar sair de casa.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×