Blog

Terapia sexual: o que é, quando procurar e como funciona

terapia sexual

A terapia sexual é um tipo de terapia projetada para ajudar indivíduos e casais a abordar fatores médicos, psicológicos, pessoais ou interpessoais que afetam a satisfação sexual.

Dessa forma, o objetivo da terapia sexual é ajudar as pessoas a superarem os desafios físicos e emocionais para ter um relacionamento satisfatório e uma vida sexual prazerosa.

Através da terapia sexual, você pode abordar preocupações sobre a função sexual, sentimentos sexuais e intimidade, seja na terapia individual, terapia de casal ou terapia familiar. 

terapia sexual

Uma vida sexual satisfatória é saudável e natural. A intimidade física e emocional são partes essenciais do seu bem-estar. Quando a disfunção sexual ocorre, é difícil ter essa vida sexual satisfatória.

Dessa forma, esse tipo de terapia pode ser eficaz para indivíduos de qualquer orientação sexual e gênero. 

A terapia sexual pode ajudá-lo a reformular seus desafios sexuais e aumentar sua satisfação sexual. Por isso, neste artigo você encontrará:

  • Entenda o que é sexologia;
  • O que é Terapia Sexual?;
  • Quando procurar um terapeuta sexual?;
  • Quais as disfunções sexuais tratadas pela terapia?;
  • Os benefícios da terapia sexual para o relacionamento;
  • Quais são os compromissos com o processo psicoterapêutico?;
  • Dicas para melhorar a relação sexual e
  • É possível fazer terapia sexual online?

Entenda o que é sexologia

De forma simples, a sexologia refere-se ao estudo científico da sexualidade humana. O estudo científico do sexo e da sexualidade remonta ao período clássico grego no mundo ocidental e, ainda mais cedo, no mundo oriental. 

Ao longo da história, a ênfase no estudo sexológico tendeu a se concentrar nos resultados do sexo, e não na experiência da sexualidade. Áreas focais específicas para o estudo da sexologia priorizaram principalmente a reprodução humana e a saúde sexual como tópicos de aprendizado e pesquisa. 

O estudo do amor, emoções sexuais, relacionamentos humanos, resposta sexual humana, comportamento sexual criminoso, função sexual, prazer e realização sexual foram empreendimentos relativamente recentes no estudo científico da sexualidade.

terapia sexual

O que é terapia sexual?

A terapia sexual é uma estratégia para a melhoria da função sexual e tratamento da disfunção sexual. Isso inclui disfunções sexuais como ejaculação precoce ou ejaculação tardia, disfunção erétil, falta de interesse ou excitação sexual e sexo doloroso (vaginismo e dispareunia). 

Além disso, a terapia sexual inclui lidar com problemas impostos por interesses sexuais atípicos, como a chamada parafilia, que é a experiência intensa de excitação sexual por objetos, situações, fantasias e comportamentos anormais. 

Pessoas transgênero também podem obter orientações na terapia sexual, para que o processo de transição seja acompanhado de perto com um profissional.

A libido ou a sexualidade altamente hiperativa, falta de confiança sexual, recuperação de abuso sexual e questões sexuais relacionadas ao envelhecimento, doença ou incapacidade, também podem ser abordadas na terapia sexual.

Para quem é destinada a Terapia Sexual?

A terapia sexual se destina a qualquer pessoa, homem ou mulher, que tenha alguma dificuldade ou algum problema sexual, como algum tipo de desconforto, dor, ou alguma inconsistência no funcionamento sexual. 

Dessa forma, a terapia sexual é indicada a pessoas que, por ventura, identifiquem alguma dificuldade no ato sexual.

Essa dificuldade pode ser física: dificuldade para que o ato se concretize ou uma dificuldade psíquica, como por exemplo quando há a presença de ansiedade ou medo diante da situação.

terapia sexual como funciona

Como funciona uma sessão de terapia?

A terapia sexual é como qualquer tipo de psicoterapia. Nela, você trata a condição falando de suas experiências, preocupações e sentimentos.

Juntamente com seu terapeuta, você desenvolve mecanismos de enfrentamento para ajudar a melhorar suas respostas no futuro, para que você possa ter uma vida sexual mais saudável.

A cada sessão, seu terapeuta continuará a levá-lo a um melhor gerenciamento e aceitação de suas preocupações que podem estar levando à disfunção sexual. Toda terapia de conversação, incluindo terapia sexual, é um ambiente de apoio e confiança. 

Desse modo, na terapia sexual, destina-se proporcionar conforto e incentivo à mudança. Se o seu terapeuta suspeitar que a disfunção que você está enfrentando é resultado de uma preocupação sexual física, ele poderá encaminhá-lo a um médico especialista. 

Qual é a duração das sessões?

Isso depende de como o terapeuta conduz as sessões, qual é o seu estilo de abordagem e disposições. Entretanto, as sessões podem durar de 30 a 50 minutos. 

O terapeuta pode aconselhá-lo a ter sessões semanais ou com menos frequência, como uma vez por mês.

Quais são os benefícios da terapia sexual?

Como todos os outros tipos de terapia, seu objetivo é tratar problemas emocionais e comportamentais. No tratamento, o terapeuta ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles.

Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente.

Sendo assim, a terapia sexual também traz benefícios, como:

Desenvolve objetivos apropriados 

Muitas das causas ocultas das várias disfunções sexuais existentes podem ser simplesmente motivadas pela idade do paciente, por exemplo, e isso pode ser tratado durante o aconselhamento. 

Sendo assim, cada caso terá uma solução específica. Dessa forma, objetivos serão estabelecidos para que a experiência sexual melhore, de acordo com as necessidades da pessoa.

Explora fantasias sexuais

O terapeuta sexual pode ajudar o paciente a explorar suas fantasias sexuais em um espaço seguro, além de manter o controle para preservar o que é fundamental e impedir que o verdadeiro foco da conversa se perca no caminho.

Além disso, o terapeuta pode recomendar dicas e atividades que auxiliam na preservação do bem-estar sexual.

terapia sexual e fantasias

Ensina a prática da atenção plena

A prática da atenção plena é sobre ensinar o cérebro a ser menos defensivo e mais capaz de ouvir e responder ao que está acontecendo. 

Também pode torná-lo mais receptivo à conexão genuína e mais presente física e emocionalmente, levando a uma melhor conexão sexual. 

Dessa maneira, a prática da atenção plena melhora o fluxo de informações entre os sentidos e a consciência. 

Explora formas alternativas de expressão sexual

A expressão sexual pode incluir atitudes como massagem sensual (chamada de massagem tântrica), masturbação mútua, brinquedos que melhoram o sexo e posições sexuais alternativas.

Ajuda no enfrentamento do tédio sexual

As vezes, um casal de longa data pode cair em uma rotina sexual monótona, que pode esfriar o desejo. A causa desse tédio sexual pode ser o excesso de trabalho, a falta de tempo, problemas financeiros e muita preocupação com os filhos, por exemplo. 

O terapeuta pode apontá-los para ideias para voltar a esquentar o clima novamente.

terapia sexual

Quando procurar um terapeuta sexual?

Há várias razões pelas quais uma pessoa pode optar por procurar aconselhamento sexual, mas é mais frequentemente recomendada para qualquer pessoa cuja qualidade de vida seja afetada por problemas na sexualidade. 

Além disso, pessoas que tenham problemas com a intimidade dentro de um relacionamento, independentemente da idade ou sexo, também podem procurar a ajuda da psicoterapia sexual.

Os adolescentes confusos ou preocupados com questões sexuais também podem procurar a ajuda de um terapeuta sexual, em alguns casos. 

Em certas situações, as pessoas participam da terapia sexual a curto prazo (embora em alguns casos, seja necessária uma abordagem contínua ou a longo prazo do aconselhamento).

Sendo assim, um plano de tratamento específico dependerá fortemente das necessidades individuais da pessoa ou casal em terapia. 

Quais são as disfunções sexuais tratadas pela terapia?

Sabemos que a disfunção sexual é muito comum, afinal, homens e mulheres relatam experimentar pelo menos algum tipo de disfunção durante a vida. 

Por isso, podem estar entre essas disfunções:

  • disfunção erétil;
  • baixa libido;
  • falta de interesse sexual;
  • ejaculação precoce;
  • baixa confiança;
  • falta de resposta ao estímulo sexual;
  • incapacidade de atingir o orgasmo;
  • libido excessiva;
  • incapacidade de controlar o comportamento sexual;
  • pensamentos sexuais angustiantes e
  • fetiches sexuais indesejados.
terapia sexual de melhorias

Os benefícios da terapia sexual para o relacionamento

O fato de uma pessoa iniciar uma relação com outra pessoa, e o funcionamento sexual seguir muito bem, não quer dizer que essa situação será mantida. 

Portanto, procurar um profissional, mesmo estando bem sexualmente, pode ser interessante, porque algumas orientações que partem desse profissional podem garantir a longevidade da qualidade da vida sexual.

Benefícios como:

  • melhora na comunicação do casal;
  • dias mais harmoniosos; 
  • melhora na saúde física de ambos;
  • aumento da confiança e
  • aumento da intimidade.

São alguns dos pontos positivos que a terapia sexual pode trazer.

Quais são os compromissos com o processo psicoterapêutico?

Um terapeuta sexual o ouvirá descrever seus problemas e avaliará se a causa provavelmente será psicológica, física ou uma combinação dos dois.

Dessa maneira, por ser uma conversa tão íntima, a sessão de terapia é extremamente confidencial, sendo esse o principal compromisso do psicoterapeuta com o paciente.

Entretanto, mesmo que você possa consultar um terapeuta sexual sozinho, se o seu problema também afetar o seu parceiro(a), talvez seja melhor que os dois compareçam.

Conversar e explorar suas experiências ajudará você a entender melhor o que está acontecendo e quais são os motivos. 

Além disso, o terapeuta também pode lhe dar exercícios e tarefas para fazer com seu parceiro no seu tempo livre, tornando essas atividades compromissos importantes para o sucesso da terapia.

terapia sexual e medicamentos

Uso de medicações no tratamento da terapia sexual

Mesmo que não seja muito comum, há casos em que medicações facilitadoras são indicadas, como medicamentos para a capacidade eretiva, no caso dos homens e, por vezes, para as mulheres, medicações de naturopatia, que melhorem condições de desejo, aumentando direta ou indiretamente o desejo, e/ou o nível de testosterona. 

Há casos de mulheres que possuem problemas de lubrificação, então há, necessariamente, a prescrição de hormônio para que o problema seja solucionado. Muitas vezes, é feita uma avaliação médica. 

Dessa forma, quando medicamentos são recomendados, essa prescrição não parte de terapeutas sexuais e psicólogos, mas sim, quando o terapeuta sexual também for médico.

E, no caso em que o psicólogo sexual, quando faz acolhida do paciente, observar a necessidade de um medicamento, ele precisa encaminhar o paciente para um médico especialista.

Dicas para melhorar a relação sexual

Aqui estão dicas comuns para ajudar qualquer tipo de paciente a alcançar e viver os momentos de bem-estar sexual.

1. Faça atividades físicas

O treinamento aeróbio também pode auxiliar no desempenho sexual. Corridas, natação, ciclismo, pular corda ou qualquer atividade física que promova adaptações nos sistemas cardiorrespiratório – respeitando o nível de condicionamento de cada praticante, é extremamente benéfico para a vida sexual.

Dessa forma, ambos se mantêm saudáveis e com o bom funcionamento dos sistemas relacionados com o sexo. Nesse caso, refere-se ao sistema cardiovascular, endócrino e nervoso-central.

2. Busque o autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento também carrega consigo um desenvolvimento de autoestima, que é uma coisa mais ampla e genérica. 

Logo, conhecer o próprio corpo, sem dúvida alguma, ajuda a melhorar o desempenho sexual, pois você aprende a entender quais são os pontos mais sensíveis e prazerosos do seu corpo.

terapia sexual e conhecimento

3. Identifique compatibilidade com seu parceiro

Na hora da escolha de parceiros é sempre importante que as pessoas identifiquem a compatibilidade.

Não só em relação a questão do funcionamento sexual, mas também em termos de comunicação, de interesse e diálogo, porque o sexo não começa no momento em que as pessoas vão para a cama.

Ele começa a partir do momento em que você olha a outra pessoa com admiração, com vontade e com desejo.

4. Busque ajuda profissional

Buscar ajuda profissional e começar a fazer terapia só lhe trará benefícios!

Esqueça qualquer tipo de preconceito ou medo, e se permita experimentar enxergar a vida, seus conflitos e alegrias, com outros olhos.

Sem dúvida alguma, você começará a perceber as melhorias ao longo das sessões e não se sentirá arrependido se escolher um bom profissional e se engajar de verdade no processo terapêutico. 

É possível fazer terapia sexual online?

A sexualidade é uma parte essencial da nossa identidade humana. As dificuldades sexuais vão direto ao cerne do relacionamento de um indivíduo.

Por isso, se você deseja iniciar a terapia sexual mas prefere que ela seja realizada remotamente, não pensa duas vezes! É possível sim, fazer terapia sexual online – tanto individualmente quanto junto ao seu parceiro(a).

Desse modo, quando você está tendo problemas no quarto, a terapia sexual online também pode ajudar, afinal, os terapeutas sexuais são treinados para ajudar indivíduos e casais a melhorar sua satisfação e interações no momento do sexo.

Assim sendo, se você estiver passando por maus momentos em relação à sua vida sexual, considere iniciar esse tipo de terapia. 

terapia sexual

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×