Blog

Transtorno Dismórfico Corporal

transtorno dismórfico corporal

O que é Transtorno Dismórfico Corporal ? 

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno psicológico em que a pessoa tem uma distorção da sua própria imagem. O paciente fica preocupado com pequenos detalhes e defeitos em seu corpo, causando uma forte uma angústia. Muitas vezes o defeito percebido nem existe.

O TDC está no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) desde 1987. Dessa maneira, estima-se que o transtorno afeta de 1,7% a 2,4% da população, tornando-o um transtorno bem comum.

Não há uma causa específica para o Transtorno Dismórfico Corporal. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que fatores genéticos e histórico familiar estejam relacionados com o desenvolvimento de TDC. O ambiente em que a pessoa está inserida pode afetar no aparecimento do transtorno. Ademais, pacientes com TOC, transtornos de ansiedade ou depressão têm mais chances de desenvolver o TDC.

Sintomas

Os indivíduos com Transtorno Dismórfico Corporal tendem a examinar a sua aparência em espelhos com frequência. Esse é um dos sintomas que a pessoa com o transtorno pode apresentar. Outros sintomas comuns são:

  • Comparar-se com outras pessoas;
  • Evitar fotos;
  • Isolamento social;
  • Timidez excessiva;
  • Ansiedade e/ou depressão;
  • Higiene excessiva;
  • Comportamentos compulsivos;
  • Uso de roupas, produtos ou objetos para esconder as imperfeições.

Ademais, pessoas com TDC geralmente procuram cirurgiões plásticos para “corrigir” suas imperfeições.

Um transtorno, que de certa forma está relacionado com o TDC, é a vigorexia. Nesse transtorno a pessoa busca um corpo perfeito, então constantemente malha e consome anabolizantes.

Tratamento

As principais formas de tratamento para o Transtorno Dismórfico Corporal são sessões de terapia e medicamentos. Dessa forma, a pessoa com esse transtorno precisa de um acompanhamento feito por psiquiatra e psicólogo

As sessões de terapia irão tratar dos sintomas, ajudando a pessoa a ter uma melhor percepção do próprio corpo. Além disso, o psicoterapueta irá auxiliar a pessoa a se sentir melhor em ambientes sociais, evitando comparações.

O principal medicamento indicado para o TDC são os Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS). Eles já se mostraram eficientes no tratamento do transtorno.

É preciso estar atento a outros transtorno que causaram ou que vieram com o Transtorno Dismórfico Corporal, e tratá-los de forma correta.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Fábio Augusto Caló

@fabiocalo - Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Atua desde 1998 como clínico, atendendo adultos e casais. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade. Tem se interessado e pesquisado sobre assuntos atuais como "dependência de internet", "vício em pornografia", "traição online", dentre outros. É palestrante e instrutor de cursos de desenvolvimento pessoal e cursos dirigidos a profissionais da saúde.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×