Blog

Unidade de Acolhimento atenderá dependentes químicos em regime residencial

acolhimento dependentes químicos

Unidades de acolhimento para o tratamento de dependentes químicos

O Diário Oficial da União anunciou, nesta quinta feira, a criação das Unidades de Acolhimento. As unidades serão destinadas ao atendimento de pessoas que fazem uso de drogas ou que sejam dependentes químicos. Além disso, dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social e familiar,

A medida compõe um conjunto de iniciativas do Governo Federal com o objetivo de aumentar as possibilidades de tratamento.

Os profissionais das Unidades realizarão atendimentos em regime residencial, aos usuários de drogas. Dessa forma, poderão ser acompanhados por até seis meses, de modo manter a estabilidade clínica e o controle de abstinência.

Até 2014, serão criados mais de 400 estabelecimentos para o atendimento a adultos. Além disso, 166 exclusivamente voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 18 anos.  Funcionarão 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

Existem diversas abordagens para quem deseja se recuperar da dependência química. Porque não há um tratamento único, que seja apropriado para todos os casos.

Dessa forma, técnicas e sistemas podem ser combinados sempre que necessário, de acordo com tipo de ambiente, intervenção e serviço mais adequado para cada problema ou necessidade do paciente. Buscar a modalidade que melhor se encaixa em cada caso contribui para o sucesso na recuperação do dependente químico e para o retorno a uma vida produtiva na família, no trabalho e na sociedade.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×