Ansiolíticos lideram ranking de vendas no Brasil

ansiolitico

Os ansiolíticos foram os remédios controlados mais vendidos no Brasil entre os anos de 2007 e 2010. De acordo com um relatório da Anvisa.

Eles são usados no controle da ansiedade e tensão, e só podem ser obtidos por meio de uma receita especial, oferecida por um profissional.

Aliás, o profissional precisa solicitar o direito a sua prescrição junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os ansiolíticos atuam no organismo do paciente diretamente Nas áreas do cérebro responsáveis por controlar a ansiedade. Seu efeito provoca uma sensação de relaxamento.
Além disso, são chamados, também, de tranquilizantes e calmantes.

Uma pessoa que usa ansiolíticos por um longo período pode adquirir dependência do medicamento.

No mercado, os principais representantes dos ansiolíticos são o Rivotril, o Lexotan e o Xanax. Esse trio de ansiolíticos ocupa as 3 primeiras posições de medicamentos mais vendidos.

Todos eles pertencem à classe dos benzodiazepínicos, que são medicamentos cuja ação ocorre diretamente no Sistema Nervoso Central.

A quarta medicação controlada mais vendida foi a Sibutramina. Uma droga usada no combate à obesidade.

Conforme informa o relatório, o número de caixas do ansiolíticos  clonazepan chegou a 10,5 milhões em 2010.

Já o Lexotan, teve 4,4 milhões de caixas vendidas e o Aprazolan atingiu a marca de 4,3 milhões.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Sou Fábio Caló, psicólogo clínico e Mestre pela UnB com 27 anos de prática baseada em evidências. Especialista em intervenções de alta complexidade para crises conjugais (Método Gottman) e tratamento do consumo problemático de pornografia, através de protocolo clínico próprio. Ajudo pacientes e casais a superarem padrões destrutivos com estratégias científicas e resultados mensuráveis.

Deixe um comentário