Blog

Transtorno de Personalidade Antissocial (Sociopatia)

sociopata
Transtorno de Personalidade Antissocial (Sociopatia)

O que é um Sociopata?

O termo sociopata é uma forma popular de descrever uma pessoa que tem o transtorno de personalidade antissocial. 

Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso. Ainda, pessoas com o transtorno antissocial podem utilizar a manipulação para conseguir as coisas que almejam. Em razão disso, é comum que essas pessoas sejam vistas como carismáticas ou charmosas. 

No entanto, as pessoas com sociopatia são indiferentes a outros indivíduos. Assim, é comum que esses indivíduos não se importem ou sejam negligentes em relação à família, aos amigos e ao trabalho.

Como identificar um Sociopata?

Os principais sinais e sintomas para se identificar um sociopata são:

  • Estar sempre mentindo, enganando e explorando as outras pessoas. 
  • Ser insensível, cínico ou desrespeitoso com os outros.
  • Usar o charme, o carisma ou a inteligência para manipular os outros.
  • Ser arrogante e prepotente.
  • Ter problemas em seguir regras e comandos.
  • Ser impulsivo e agir sem pensar nas consequências.
  • Falta de empatia pelos outros ou não sentir remorso.
  • Ter problemas com os relacionamentos sociais. 
  • Ser, em alguns casos, considerado irresponsável e não ter a capacidade de assumir seus erros. 

Em geral, os adultos com transtorno de personalidade antissocial apresentam os sintomas antes da puberdade. 

Diferença entre Sociopata e Psicopata

De forma clínica, não há uma diferença entre a sociopatia e a psicopatia. Em virtude disso, os termos são usados de forma intercambiável. 

Há especialistas que distinguem os termos pela gravidade e intensidade dos sintomas. Um sociopata pode ser alguém que não causa danos graves. Enquanto isso, o psicopata é caracterizado como alguém que é violento, de forma física e emocional, e ainda coloca outras pessoas em perigo. 

Todavia, de acordo com o DSM-V, todos os sintomas descritos acima podem ser encontrados na categoria de transtorno de personalidade antissocial.

Causas da Sociopatia

As causas exatas do transtorno de personalidade antissocial (sociopatia), ainda não são conhecidas. Entretanto, especialistas afirmam que fatores genéticos podem tornar algumas pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento do transtorno. 

Ademais, alterações que afetam o desenvolvimento do cérebro podem ser agentes para o surgimento do quadro.

Tratamento

O tratamento da sociopatia é complicado. Afinal, na maiorias dos casos, as pessoas com sociopatia não acham que têm um problema. A melhor pessoa para o diagnóstico do quadro é um profissional da saúde mental, como um psicólogo. 

O tratamento do transtorno, normalmente, é de longo prazo. Porém, a eficiência do tratamento está, diretamente, relacionada com a disposição do paciente em relação ao tratamento.

A psicoterapia é uma das formas eficientes de tratamento. Por meio das sessões, o sociopata pode aprender a conter os sintomas e gerenciar sua raiva e seu comportamento violento.

Por fim, a medicação pode ser, também, uma das alternativas do tratamento. Embora não haja uma medicação específica para o transtorno de personalidade antissocial, medicamentos para outros transtornos, como ansiedade e depressão, podem ser utilizados. A medicação clozapina (Clozaril) tem se mostrado uma opção confiável para o tratamento de pessoas com o quadro de sociopatia. 

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Você deve estar logado para postar um comentário.

×