Princípio 1 para o casamento dar certo

casamento
casamento

Os Sete Princípios para o Casamento dar Certo, de John Gottman e Nan Silver


Já mencionei, em posts anteriores, Os Sete Princípios para o Casamento dar Certo, de John Gottman e Nan Silver. E, sobre essa obra, resolvi fazer sete posts, um post para cada princípio abordado no livro.

De forma que, você possa refletir um pouco mais sobre a sua relação conjugal, tendo como base uma obra importantíssima para quem precisa realizar céleres e profundas mudanças frente à relação para que o casamento dê certo.

Responda rapidamente: Você sabe qual a cor favorita do seu cônjuge? Qual o filme preferido dele(a)? Qual foi o dia mais feliz e o mais triste da vida dele(a)? Atualmente, tem alguém no trabalho gerando algum tipo de problema para ele(a)? E se você tivesse que cozinhar para ele(a), qual prato você faria? E, então, foi fácil responder ou você ainda está pensando nas perguntas anteriores?

Há cônjuges que parecem estranhos um para o outro, mesmo após tantos anos de convivência. Porque, não sabem sobre a comida preferida um do outro, não lembram qual música tocou na cerimônia de casamento deles, não guardam a memória de informações trazidas de um para o outro sobre questões íntimas, pessoais. Pouco sabem sobre detalhes históricos ou presentes da vida um do outro.

Dessa forma, os princípios para o casamento dar certo, são indicações para a manutenção de um relacionamento conjugal saudável.

Princípio Número 1: Aprofundar o Conhecimento Mútuo

Por isso, para esses casais, há o Princípio Número 1: Aprofundar o Conhecimento Mútuo. É necessário estar familiarizado com o universo do outro. E isso inclui saber e lembrar nomes de familiares; amigos; colegas de trabalho; gostos pessoais relacionados a música; programadas de TV; livros, etc.

Para se engajar nesse princípio, provavelmente, você e o seu parceiro terão que conversar mais, mudar os temas das conversas, aprofundar mais determinadas interações verbais, dar atenção exclusiva quando o outro fala. Além disso, demonstrar interesse, se envolver com o que está sendo dito a você.

Diante desse conhecimento mútuo, conforme os autores dos princípios para o casamento dar certo, há maior preparação para enfrentar situações estressantes e conflitos, algo comum a toda e qualquer relação conjugal.
Por Fábio Caló, psicólogo.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *