Atividade física melhora o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes

Olá! Sou Fábio Caló, psicólogo clínico com 27 anos de experiência, especialista em Terapia Comportamental e mestre pela UnB. Minha atuação é baseada na Psicologia Baseada em Evidências. Atendo adultos que buscam mais foco, clareza e conexão com seus propósitos, saindo do piloto automático e vivendo com mais equilíbrio emocional e sentido. Também ajudo casais a fortalecerem o vínculo, melhorarem a comunicação e resgatarem a intimidade.

Esta é a conclusão de um estudo conduzido por uma equipe da Vrije Universiteit University Medical Center, que teve como objetivo verificar se existe relação entre a prática de atividades físicas e a melhoria no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos. Eles revisaram estudos que incluiam amostras de 12 mil crianças, e concluíram a existência de fortes evidências de que aquelas crianças que praticam alguma atividade física tem um desempenho acadêmico significativamente melhor.

Os pesquisadores sugerem que o exerício ajuda a cognição porque aumenta a circulação sanguínea no cérebro, o que gera uma elevação nos níveis de norepinefrina e endorfinas, reduzindo o estresse e melhorando o humor. Além disso, explicam, provoca um aumento nos fatores de crescimento que contribuem para o desenvolvimento de células nervosas, dando suporte à plasticidade das sinapses  – que são as conexões entre estas células.

Com informações: Estadão.

Deixe um comentário