Autofobia: medo da solidão
A autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada. Quem tem essa fobia não está necessariamente sozinho, mas só de pensar que está sendo ignorado ou abandonado é motivo para desencadear os sintomas . A autofobia pode ser observada tanto em crianças quanto em adultos.
Primeiramente, essa fobia está ligada a ansiedade, que pode ser uma causa ou uma consequência da autofobia. Ademais, a fobia pode ser derivada da ansiedade social e da depressão. Outra coisa que pode levar a pessoa a desenvolver essa fobia é o abandono dos pais quando ainda criança. Portanto, esse abandono não é só o abandono físico, como também o emocional e o financeiro.
Ainda, a autofobia pode ser observada em pessoas diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Borderline. A pessoa com essa fobia tem o pensamento constante que o seu mundo entrará em colapso se for abandonada por seus cuidadores.
Sintomas
As pessoas com autofobia normalmente têm comportamentos compulsivos e um certo padrão de pensamento, que pode afetar os seus relacionamentos. Isso se deve porque elas têm medo que o abandono se torne real.
Além disso, os sintomas podem ser físicos ou mentais e emocionais
Sintomas Físicos
- Vertigens e tonturas,
- suor,
- náusea,
- boca seca,
- taquicardia,
- falta de ar,
- tremor e dormência.
Sintomas mentais ou emocionais
- Estresse,
- medo de morrer,
- raiva,
- ciúme,
- depressão,
- ansiedade,
- ataque de pânico,
- medo de locais desconhecidos.
Tratamento da autofobia
Não existe ainda um tratamento específico para curar a autofobia. No entanto, a psicoterapia pode ser uma ótima alternativa. Nela, serão tratados pontos que podem desencadear essa fobia, além de fazer o paciente compreender o que sente e porque sente quando tem essa fobia. O tempo de duração do tratamento varia para cada caso e intensidade dos sintomas.
Além disso, a pessoa com autofobia precisa aceitar e compreender a fobia. Analisar as causas, associar a solidão com coisas positivas e entender a importância dela são outros pontos que podem ajudar no tratamento da fobia.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.
Você deve estar logado para postar um comentário.