Psicólogo em Brasília
Procurando psicólogo em Brasília? Quando precisamos de psicólogos, odontólogos, fisioterapeutas ou médicos, buscamos referências de profissionais que já tenham realizado intervenções eficazes e que tenham deixado seus pacientes satisfeitos.
Entretanto, nem sempre conseguimos indicações destes profissionais e, ai, temos que “arriscar” uma contratação. Isso ocorre na área da saúde de forma geral.
Por exemplo, quando precisamos de um psicólogo, nem sempre conseguimos obter indicações de profissionais que tenham conduzido intervenções de sucesso em pessoas conhecidas. Ademais, nem sempre temos outro profissional da saúde que faça a indicação.
Sendo assim, temos que buscar nos sites, nas mídias sociais online ou nas listas de convênio. Mas, como aumentar as chances de realizar uma boa escolha quando precisamos agendar uma consulta com um profissional de Psicologia?
Procurando psicólogos em Brasília, DF?
Se você está em Brasília-DF, vamos apresentar um checklist infalível para você encontrar um profissional de Psicologia que atenda às suas expectativas.
As dicas abaixo são importantes se você busca garantir sucesso no seu processo psicoterapêutico ou psicoterapia de membro da sua família.
1. Verifique o registro profissional
Verifique se a clínica contatada e o profissional têm registro no CRP – Conselho Regional de Psicologia na área onde atuam. O Número do registro no CRP pode ser informado pelo próprio profissional ou pela secretária do estabelecimento.
Ninguém pode se negar a dar esta informação. De posse do número do registro ou do nome completo desse psicólogo, você pode procurar o conselho profissional e verificar se o ele e a clínica estão devidamente registrados. Dessa forma, a falta de registro é um descumprimento ético grave e, a depender da situação, pode configurar crime, exercício ilegal da profissão. Para se certificar do CRP de um psicólogo em Brasília, DF, o telefone do CRP 01 é (61) 3030-1010.
2. Onde o profissional atendeu?
Estando devidamente registrado no conselho, é importante buscar as credenciais desse profissional. Procure saber sobre as clínicas onde atuou, sobre a experiência profissional e se ele possui especializações. Pois, assim, é possível obter um panorama do trabalho realizado por esse profissional.
3. É um profissional atualizado?
Procure, também, saber se o profissional busca constante atualização dos conhecimentos científicos que ele possui. A Psicologia enquanto ciência evolui e há, freqüentemente, descobertas de estratégias de intervenção mais eficazes. A participação ativa e/ou passiva em congressos, seminários e o vínculo com associações ou instituições de ensino pode revelar a busca do profissional pela atualização de conhecimentos. A participação em grupos de estudo, também, faz com que o profissional se exponha, revele os seus conhecimentos e habilidades e troque experiências nas intervenções psicoterapêuticas.
4. Idade e tempo de exercício profissional não trazem, necessariamente, aprendizado
Muito tempo de atuação ou idade avançada do profissional não são, necessariamente, garantia de que você está diante de um bom psicólogo. Um profissional de Psicologia pode se manter atendendo clientes ao longo de anos sem que venha adquirindo novos conhecimentos, sem adquirir boa experiência profissional ou, até mesmo, sem ter obtido sucesso nas suas intervenções. Psicologia é uma ciência e, portanto, exige estudo e dedicação do profissional. Por isso, não se deixe convencer por uma barba ou pelos cabelos grisalhos.
5. Por fim, atenção aos valores cobrados
Desconfie de valores abaixo das tabelas do CFP – Conselho Federal de Psicologia para consultas particulares. Os valores de tabela podem ser obtidos em CRP-01.
Esperamos que essas dicas possam ajudar você caso não possua a referência de psicólogos em Brasília, DF.
Caso queira agendar consulta com um psicólogo do Inpa, os nossos telefones de contato estão informado no topo da página e no rodapé.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.
Você deve estar logado para postar um comentário.