Terapia de Reposição de Nicotina não é eficaz contra tabagismo.

tabaco

A Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) não é eficaz contra tabagismo. De acordo com uma equipe de pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard,
Os autores acompanharam 787 adultos que pararam de fumar recentemente, no Estado de Massachusetts, entre os anos de 2001 e 2006.
Dessa forma, para realização da pesquisa, os participantes foram divididos em dois grupos. No primeiro, aqueles que fizeram uso da Terapia de Reposição da Nicotina para abandonar o tabaco.
O segundo grupo foi composto por quem não utilizou métodos artificiais para deixar o vício. Assim sendo, alcançariam o feito por conta própria.
Os resultados foram surpreendentes.
Porque, tanto aqueles que fizeram uso do TRN; quanto aqueles que não fizeram; tiveram uma taxa de recaída de cerca de um terço.
Entretanto, os dados apontam que aqueles que já possuem uma alta dependência da nicotina e fizeram uso do método TRN sem um acompanhamento profissional são duas vezes mais propensos à recaída.
Embora a maioria dos estudos anteriores tenham demonstrado a eficácia da TRN, a última pesquisa demonstra a fraqueza daqueles quando comparados com a situação de vida real da população em geral, argumentaram os autores do estudo.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Sou Fábio Caló, psicólogo clínico e Mestre pela UnB com 27 anos de prática baseada em evidências. Especialista em intervenções de alta complexidade para crises conjugais (Método Gottman) e tratamento do consumo problemático de pornografia, através de protocolo clínico próprio. Ajudo pacientes e casais a superarem padrões destrutivos com estratégias científicas e resultados mensuráveis.

Deixe um comentário