Pesquisa relaciona celular à queda de desempenho escolar
Pesquisa relaciona celular à queda de desempenho escolar
Uso frequente do celular, segundo pesquisa da Kent State University, é vinculado à ansiedade, notas mais baixas e redução da alegria em estudantes. Ou seja, afeta diretamente o desempenho escolar.
Nos dias atuais, os smartphones são fundamentais para a vida dos estudantes universitários, mantendo-os constantemente conectados com amigos, familiares e com a Internet.
Os telefones celulares dos alunos raramente estão fora de alcance seja na sala de aula da faculdade; biblioteca; centro de lazer; refeitório ou dormitório.
Como o uso de telefone celular continua a aumentar, vale a pena considerar como o uso do dispositivo está relacionado com resultados mensuráveis importantes para o sucesso do aluno. Tais como: desempenho escolar, ansiedade e felicidade.
A pesquisa
O uso diário de telefone celular foi registrado junto com uma medida clínica da ansiedade e do nível de satisfação de cada aluno com a sua própria vida, ou em outras palavras a felicidade.
Finalmente, todos os participantes permitiram aos pesquisadores acessar seus registros universitários oficiais. A fim de anotar a pontuação média real e acumulativa na faculdade (GPA).
Todos os alunos pesquisados eram estudantes de graduação e foram igualmente distribuídos por classe.
Além disso, segundo relatadas pelos estudantes, oitenta e duas áreas de formação estavam representadas no estudo.
Os resultados da análise mostraram que o uso do telefone celular foi negativamente relacionado com a GPA. E positivamente relacionado com a ansiedade.
Em seguida, o GPA foi positivamente relacionado com a felicidade enquanto a ansiedade foi negativamente relacionada com a felicidade.
Assim, para a população estudada, de usuários de alta frequência de telefonia celular tendem a ter menor GPA; maior ansiedade e menor satisfação com a vida. Em relação aos seus pares que usaram o celular com menor frequência.
Dessa forma, o modelo estatístico que ilustrou essas relações foi altamente significativo.
No início deste ano, uma equipe liderada por Lepp e Barkley também identificou uma relação negativa entre o uso de telefone celular e aptidão cardiorrespiratória.
Tomado como um todo, estes resultados sugerem que os alunos devem ser encorajados a monitorar seu uso do telefone celular.
Além disso, devem refletir sobre isso de forma crítica para que este uso não venha em detrimento do desempenho escolar; a saúde mental e física; e no geral bem-estar ou felicidade.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil