Profissionais que se exercitam regularmente tem produtividade melhor e ganham mais
Trabalhadores que praticam exercícios físicos regularmente ganham entre 6% e 9% mais do que aqueles que não mantem o hábito.
De acordo com uma pesquisa conduzida por Vasilios Kosteas, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio (EUA).
“É amplamente sabido que os exercícios físicos têm um impacto positivo no bem-estar. Além dos impactos positivos sobre a saúde cardíaca, sobre o peso e uma variedade de outras questões médicas, estudos na literatura médica mostram que os exercícios levam a uma melhor função mental, condição psicológica e maior nível de energia”, conforme Kosteas no estudo.
Assim sendo, o estudo publicado na revista científica Journal of Labor Research, avalia que os exercícios regulares podem ter um impacto sobre a produtividade e o bem-estar do empregado.
A diferença ocorre em função dos conhecidos impactos positivos da atividade física sobre o bem estar e disposição.
Além disso, existem benefícios trazidos à saúde cardíaca; respiratória; controle do peso e outras questões médicas e psicológicas de maneira geral, explica o autor.
Cerca de 12 mil pessoas participaram da pesquisa. Respondendo questionários sobre o quanto ganham e a quantidade de exercícios que praticam.
Entre os exercícios físicos mencionadas com maior frequência pelos participantes, estão a natação, corrida e levantamento de peso.
O simples fato de se exercitar já traz benefícios.
Aliás, mesmo aqueles que praticam atividade física poucas vezes por mês, tem um salário em média 5% maior do que aqueles que não o fazem, aponta o estudo.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil