Inpa realiza curso para magistrados do estado de Rondônia

Fábio Caló - Mediação

Nos dias 3 e 4 de outubro, ocorreu em Porto Velho a segunda turma do curso de Mediação para Magistrados de Rondônia. O psicólogo do Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Fábio Caló, assumiu no primeiro dia.

Fábio Caló - Mediação

A segunda turma do curso Mediação para Magistrados: paradigmas e desafios foi sediado, na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). O curso contou com a participação de 20 magistrados de diferentes municípios do estado de Rondônia e foi dirigido a juízes das varas cíveis e de família. 

De acordo com Fábio Caló, a proposta desse curso está em conformidade com a política do CNJ, segundo a norma nº125/2010. Dessa forma, o objetivo do curso é provocar a reflexão e compreensão adequada dos meios consensuais de solução de conflitos, por meio da implementação correta do fortalecimento dos vínculos individuais e coletivos.

Segundo da assessoria de imprensa da EMERON, o curso busca dar uma nova visão para a mediação e, assim, evitar a percepção equivocada de que essas medidas apenas servem para desafogar as vias judiciais. 

Caló, por meio da teoria do Mindset, proposta pela pesquisadora americana Carol Dweck, abordou a importância da mentalidade de crescimento, que possibilita aprendizagem e adaptação às mudanças constantes e desafios do contexto.

Além de aula expositiva sobre o tema, foram realizadas dinâmicas vivenciais com o objetivo didático de instalar novo repertório e aprendizagem aos juízes participantes do curso.

Essa abordagem foi escolhida porque há uma transformação irreversível sendo implementada no processo de trabalho do Poder Judiciário, a qual preconiza mudança de cultura de litígio para a cultura da pacificação. No contra-senso dessa transformação vigente, tem-se observado resistência, de muitos magistrados, a essa mudança. Diante disso, tem sido necessário realizar intervenção nos moldes de treinamento e desenvolvimento que considere a quebra de paradigmas, flexibilidade de pensamento, abertura para o aprendizado.

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