Síndrome do Ninho Vazio
O que é?
A Síndrome do Ninho Vazio (SNV) é uma sensação psicológica de pesar e solidão dos pais quando os filhos saem de casa. Essa síndrome não é considerada uma condição clínica.
Tal síndrome pode acontecer muitas vezes quando os filhos adquirem uma independência financeira e decidem morar sozinhos. A mudança na rotina e o vazio que fica na casa são fatores que pode acarretar a SNV.
Além disso, a Síndrome do Ninho Vazio pode ser muitas vezes relacionada a um fator cultural, em que as pessoas, principalmente as mulheres, largam tudo para cuidar dos filhos e se dedicam exclusivamente a isso.
Causas SNV
Nenhum pai ou mãe está imune à Síndrome do Ninho Vazio. No entanto, alguns fatores aumentam as chances da pessoa desenvolver essa síndrome. Alguns desses fatores são:
- Aposentadoria ou afastamento do trabalho.
- Início da menopausa, no caso das mulheres.
- Casamento instável ou divórcio recente.
- Pais que se dedicam só em cuidar dos filhos.
Sintomas da SNV
Os sintomas da SNV podem variar. Isso se deve porque cada um lida diferente com a sensação de abandono e solidão. Os casais, quando o filho sai de casa, podem começar a entrar em conflitos porque antes tinham como objetivo criar os filhos e esse já foi cumprido.
Ademais, alguns outros sintomas da Síndrome do Ninho Vazio são:
- Depressão.
- Distúrbios de sono.
- Distúrbios alimentares.
- Melancolia.
- Raiva.
- Diminuição da libído.
Como lidar com a partida dos filhos
A Síndrome do Ninho Vazio é um problema pontual e com hora para acabar. Portanto, para ajudar nesse processo os pais precisam achar novos hobbies e ocupar a cabeça e o seu dia a dia.
Além disso é importante que os pais entendam e aceitem a nova fase que seus filhos estão entrando e apoiem. Manter o contato frequentemente pode ajudar a diminuir a sensação de solidão. Por fim, procurar ajuda de psicólogos, ir atrás de antigos sonhos e começar a praticar atividades no período em que os filhos estavam em casa ajuda a passar com maior facilidade por essa síndrome.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil