Ciclotimia: mudança de humor
O que é ciclotimia?
Ciclotimia, ou Transtorno ciclotímico, é um transtorno de humor catalogado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Ela é caracterizada por oscilações de humor,levando a pessoa a ter momentos de leve euforia e leve depressão.
Muitas vezes a ciclotimia é confundida com Transtorno bipolar, no entanto ela é uma versão mais branda da bipolaridade. Seus sintomas são mais leves, mas causam prejuízos, assim como a bipolaridade.
A ciclotimia, da mesma forma que a bipolaridade, tem a fase hipomaníaca (bom humor, pensamento rápido e socialização) e distimia (depressão e isolamento). Além disso, esse transtorno pode ser visto como um traço de personalidade de alguém com o “gênio forte”, por isso é tão negligenciada. O Transtorno ciclotímico normalmente se manifesta na adolescência ou no início da vida adulta. Seu diagnóstico é feito baseado no histórico dos sintomas e esses devem ter duração mínima de um ano.
Estima-se que 0,4% a 1% das pessoas irão ter ciclotimia. Ademais, a pessoa com ciclotimia tem de 15% a 50% de chances de desenvolver Transtorno Bipolar. De 20% a 50% das pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos relacionados irão ter ou têm ciclotimia. Por fim, as causas da ciclotimia são desconhecidas, porém alguns estudos apontam fatores genéticos, sociais e ambientais.
Sintomas da ciclotimia
Como a ciclotimia é dividida em duas fases: distímica e eufórica. Portanto seus sintomas são específicos para cada uma.
Fase distímica
- Dificuldade de concentração e de tomada de decisões.
- Problemas de memória.
- Sentimento de culpa, baixa autoestima e autocrítica exagerada.
- Pensamentos autodestrutivos (suicídas).
- Sentimento de tristeza e apatia.
- Irritabilidade.
- Falta de motivação e esperança.
- Isolamento.
- Fadiga e/ou insônia.
- Falta de desejo sexual.
- Mudanças no apetite.
Fase eufórica
- Bom humor e otimismo extremo.
- Megalomania.
- Impulsividade e impaciência.
- Fala rápida, pensamentos rápidos e constante mudança no assunto da conversa.
- Aumento da atividade física e do desejo sexual.
- Agressividade ou comportamento hostil.
- Agitação e falta de concentração.
Tratamento
A pessoa com ciclotimia precisa aceitar o transtorno. Isso só torna o tratamento mais fácil, já que ele não tem cura. è possível controlar os sintomas e estabilizar o humor com remédios. Por isso, parte do tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um psiquiatra.
A outra parte deve ser feita com sessões de terapia. Nelas, o paciente irá aprender a lidar com as suas fases, reconhecer os aspectos do seu humor e reformular suas reações. Como a ciclotimia afeta as relações sociais da pessoa, é recomendável que a família e os amigos da pessoa com esse transtorno façam psicoterapia para que aprendam a lidar com a ciclotimia.Ademais, o ciclotímico pode contar com grupos de apoio, exercícios físicos, alimentação saudável e sono regular com formas auxiliares do tratamento.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil