Cientistas descobrem em planta medicinal poderoso aliado no combate ao alcoolismo
A planta, popularmente chamada no Brasil de cajueiro-japonês; banana-do-japão; caju-do-japão, gomari; uva-japonesa e outros nomes, possui um componente chamado dihidromiricetina, que bloqueia a ação do álcool sobre o cérebro.
Além disso, reduz o consumo voluntário da bebida alcoólica.
De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA). A descoberta do poderoso aliado no combate ao alcoolismo na Hovênia (Hovenia Dulcis).
A expectativa dos estudiosos é que o componente possa ser usado não só no combate ao mal estar imediato provocado pela ingestão de álcool, mas também em situações mais graves, como intoxicação alcoólica e auxílio daqueles que desejam deixar de beber.
Pessoas em todo o mundo já usam a planta para este fim.
Entretanto, com a descoberta e manipulação de exatamente qual componente exerce este efeito, será mais fácil obter resultados mais satisfatórios com seu uso em casos diversos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 76 milhões de pessoas são viciadas em álcool em todo o mundo. Dentre as quais apenas 13% recebem um tratamento médico adequado.
Além disso, ainda segundo a OMS, a principal causa dessa falta de apoio aos alcoólatras é a inexistência de medicamentos eficazes que possam auxiliar nos tratamentos.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil