Covid-19 e o casamento: o aumento do número de casais que romperam durante a pandemia
Trauma coletivo – os casamentos que terminaram na Pandemia da Covid-19.
Matéria recente publicada na BBC News Brasil, aborda esse importante impacto para a vida conjugal de muitos durante a pandemia.
Este período não está sendo fácil para os casais que estão juntos em confinamento.
Afinal, a pandemia atinge todos os lados: de preocupações econômicas a novos arranjos de trabalho, de membros da família doentes ao gerenciamento do estresse com filhos e escola, de estar em casa mais do que nunca ao distanciamento social recomendado.
O fardo da pandemia é ainda mais pesado por causa de sua incerteza – não sabemos quando a pandemia vai acabar e nem fomos avisados com antecedência sobre como lidar com a situação.
É muito para gerenciar. E para alguns casais, é demais.
De acordo com a Legal Templates e com pesquisas da BBC News, os processos de divórcio tiveram um aumento de 34%, pois o lockdown criou um cenário de ‘tudo ou nada’ nos relacionamentos e muitos acabaram em separação.
Dados sugerem que o efeito da pandemia foi rápido: três semanas em quarentena e as pessoas buscavam o divórcio a uma taxa que ultrapassou os anos anteriores.
Casamentos mais curtos parecem estar em maior risco.
Mais da metade dos processos de divórcio documentados foram feitos por casais que haviam se casado nos últimos cinco anos, mas também há registros de relacionamentos de 10, 15 ou mais anos que se desfizeram neste período de pandemia.
Juntamente com o número alto de casais que se separaram em 2020, a busca por terapia de casal também cresceu exponencialmente. Tudo está interligado.
Mari Feuerman, psicoterapeuta que atua na Flórida, nos Estados Unidos, afirma que a principal coisa que ouve é sobre casais discutindo sobre a nova divisão das tarefas domésticas. ‘’As pessoas estão tentando trabalhar e também cuidar das crianças — tudo virou um caos’’, conta.
Feuerman diz que, em muitos casos, o isolamento ampliou a dinâmica existente em um relacionamento.
Ela tem atendido casais através de sessões online — às vezes com os pacientes falando do jardim ou do carro em alguma rua distante, de modo a ter alguma privacidade e distância de casa.
“A pandemia causou estresse para todos. Há um trauma coletivo”, diz ela.
“Mas os casais que eram fortes de antemão estão ainda mais fortes. Eles já sabiam como usar seu relacionamento como um recurso em um momento de estresse. Os casais mais afetados são aqueles em que havia problemas antes de tudo começar”, continua.
O divórcio é extremamente estressante, mesmo em um mundo calmo.
As pessoas que estão pensando em se divorciar ou já estão se divorciando, podem buscar apoio para ajudá-las a enfrentar esse grande acontecimento durante um período estressante e sem precedentes.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55182269
—
Aqui, no Instituto de Psicologia Aplicada – Inpa, você encontra atendimento terapêutico para casais ou psicoterapia individual.
Para marcar a sua consulta, acesse o nosso site ou ligue para (61) 3242-1153
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.