Insônia

insônia

O que é?

A dificuldade para iniciar o sono ou para se manter dormindo é um problema mais comum do que se pode imaginar. Aliás, a insônia acomete homens e mulheres de todas as idades.

Estima-se que entre 10% e 40% da população tenha dificuldades para dormir num nível em que se possa formular o diagnóstico de insônia. Por isso, transtornos de sono, como a insônia, merecem atenção.

Para estabelecer o diagnóstico, é necessário que se apresentem as dificuldades para iniciar o sono ou para se manter dormindo. Ou, ainda, a queixa de sono não reparador por, pelo menos, três vezes por semana e há, no mínimo, um mês.

Há quem experencie o distúbio há pouco tempo. Sendo que, por vezes, conseguem até recordar algum evento que poderia estar diretamente associado ao surgimento do distúrbio de sono.

Diagnosticando a Insônia

Situações como: assumir novas responsabilidades no ambiente de trabalho; perder o emprego; passar por alguma intervenção cirúrgica; o nascimento do primeiro filho são eventos que podem estar correlacionados com o aparecimento do quadro. Mas, também, há quem relate essa condição por longos anos, sem recordações de quando começou a ter dificuldade para dormir.

Contudo, é necessário investigar diagnósticos primários, os quais podem anteceder e até serem os geradores da insônia. Dentre esses, pode-se destacar os transtornos de ansiedade, depressão, bipolaridade (fase de mania), transtornos de personalidade ou outros.

Além disso, os eventos que produziram a insônia no início podem não ser mais os eventos que a mantém. Por exemplo, há hábitos adquiridos após o quadro, tais como ligar a TV no quarto ou acessar a internet deitado, que podem mantê-lo.

Assim sendo, para se tratar a insônia, deve-se avaliar contextos passados, atuais. Bem como, outros diagnósticos que possam estar associados ao quadro de dificuldade para dormir.

E, embora, não seja um intervenção fácil, o manejo comportamental do sono é mudança fundamental para se ter um sono regular e reparador.

Tratamento para a insônia em Brasília

Para ajudar no processo de mudança que promoverá um sono adequado, em Brasília, procure o Inpa. Para isso, dispomos de profissionais que podem diagnosticar, orientar e tratar aqueles que têm insônia.
Em Brasília, o Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada dispõe de corpo clínica especializado em psicoterapia seguindo a abordagem comportamental. São profissionais filiados às principais entidades representativas da área no Brasil, ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental  e ACBr – Associação Brasileira de Análise do Comportamento.

Inpa –  Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.

×