O Psicólogo Comportamental e a Atuação na Clínica
O psicólogo comportamental estuda a ciência do comportamento, com uma história que remonta ao início do século XX.
Também conhecida como behaviorismo, essa ciência se baseia na ideia de que, as tentativas de melhorar a condição humana por meio de mudanças de comportamento, serão mais eficazes se o próprio comportamento for o foco principal.
Este campo da Psicologia influenciou fortemente o pensamento ao longo de meados do século passado.
Ainda hoje é utilizado por profissionais de saúde mental, pois seus conceitos e teorias permanecem relevantes em áreas como a psicoterapia e a educação.
Os chamados behavioristas, acreditavam que qualquer pessoa pode potencialmente ser treinada para realizar qualquer tarefa.
Acreditavam que, independentemente de sua origem genética, traços de personalidade e pensamentos internos (dentro dos limites de suas capacidades físicas), qualquer um poderia fazer.
Isso requer apenas o condicionamento correto!
Dessa forma, se deseja conhecer um pouco mais sobre o psicólogo comportamental, sua atuação clínica e outras informações sobre a análise comportamental, neste artigo apresentamos:
- O que é Psicologia?
- A Psicologia Comportamental ou Análise do Comportamento
- Qual a formação de um Psicólogo Comportamental?
- Quais as áreas de atuação do Psicólogo Comportamental?
- Como atua um psicólogo comportamental na clínica?
- Modelo ABA
- A Psicologia Comportamental no Inpa
- Como agendar um psicólogo comportamental no Inpa
O que é Psicologia?
A Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento, um campo amplo, diversificado, que abrange análise do pensamento, desenvolvimento, personalidade, emoção e motivação humana.
Por um lado, como ciência, a Psicologia é o estudo da mente humana e de suas funções e influências abrangentes.
A pesquisa psicológica avança nossa compreensão da emoção, personalidade, inteligência, memória, percepção, cognição, atenção e motivação humanas, bem como os processos biológicos que conduzem essas funções e comportamentos.
Por outro lado, como profissão, o objetivo da Psicologia não é apenas estudar o pensamento e o comportamento humano, mas colocar esse conhecimento em prática, para ajudar as pessoas.
Assim, auxiliam comunidades e indivíduos pertencentes de uma sociedade, a resolver os problemas do dia a dia, melhorar a qualidade de vida, a saúde mental e o bem-estar geral.
Abordagens teórico conceituais
Pode haver várias teorias diferentes dentro de uma abordagem, mas todas compartilham essas suposições comuns.
As cinco principais perspectivas da Psicologia são: biológica, psicodinâmica, comportamental, cognitiva e humanística.
Biológica
A perspectiva biológica afirma que todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, em última análise, têm uma causa biológica.
É uma das principais perspectivas da Psicologia e envolve coisas como o estudo do cérebro, genética, hormônios e sistemas imunológico e nervoso.
Psicodinâmica
Nessa abordagem, acredita-se que os eventos de nossa infância podem ter um impacto significativo em nosso comportamento como adultos.
Nela, também acredita-se que as pessoas têm pouco livre arbítrio para fazer escolhas na vida.
Em vez disso, nosso comportamento é determinado pela mente inconsciente e pelas experiências da infância.
Comportamental
O Behaviorismo é uma teoria de aprendizagem que afirma que todos os comportamentos são aprendidos por meio da interação com o ambiente por meio de um processo chamado de condicionamento.
Assim, o comportamento é simplesmente uma resposta a estímulos ambientais.
Cognitiva
A Psicologia cognitiva gira em torno da noção de que, se quisermos saber o que motiva as pessoas, a maneira de fazer isso é descobrir quais processos estão realmente acontecendo em suas mentes.
Em outras palavras, os psicólogos, a partir dessa perspectiva, estudam a cognição, que é ‘’o ato ou processo mental pelo qual o conhecimento é adquirido’’.
Humanística
A psicologia humanística é uma perspectiva psicológica que enfatiza o estudo da pessoa como um todo (conhecido como holismo).
Os psicólogos humanistas olham para o comportamento humano, não apenas pelos olhos do observador, mas também pelos olhos da pessoa que está se comportando.
A Psicologia Científica
A psicologia científica contribui para que as pessoas encontrem novas formas de viver e se desenvolver num mundo enigmático.
Por isso trata-se de uma ciência muito importante para a humanidade.
A combinação das teorias e práticas comportamentais e cognitivas, possibilitaram o aparecimento de técnicas para resolver problemas individuais e sociais, bem como o desenvolvimento de terapias cientificamente comprovadas.
Através da psicologia científica, novos métodos e abordagens foram desenvolvidos e validados, bem como informações psicológicas também.
E os mesmos tiveram seus resultados reproduzidos num ambiente controlado.
A Psicologia Comportamental ou Análise do Comportamento
A análise do comportamento é uma ciência natural que busca entender o comportamento dos indivíduos.
O psicólogo comportamental estuda como os fatores biológicos, farmacológicos e experienciais influenciam o comportamento dos humanos.
Reconhecendo que o comportamento é algo que os indivíduos fazem, os psicólogos dão ênfase especial ao estudo de fatores que influenciam de forma confiável o comportamento dos indivíduos.
Ênfase que funciona bem quando o objetivo é adquirir comportamento adaptativo ou melhorar o comportamento problemático.
Assim, a ciência da análise do comportamento fez descobertas que se mostraram úteis na abordagem de comportamentos socialmente importantes, como:
- consumo de drogas;
- alimentação saudável;
- segurança no local de trabalho;
- educação, e
- tratamento de transtornos de desenvolvimento, como por exemplo, o autismo.
A análise do comportamento tem aplicações práticas robustas no tratamento de saúde mental e psicologia organizacional, particularmente quando focada em ajudar crianças e adultos a aprender novos comportamentos.
A análise do comportamento é frequentemente usada para desenvolver habilidades em crianças e adultos, aumentar as habilidades acadêmicas em ambientes escolares e melhorar o desempenho de funcionários.
Qual a formação de um Psicólogo Comportamental?
O Psicólogo Comportamental – ou terapeuta comportamental – é o profissional de Psicologia que orienta sua intervenção clínica baseado na análise do comportamento de seu paciente aplicando a Análise Experimental do Comportamento.
Possibilita ao paciente a identificação dos seus comportamentos disfuncionais, ou seja os comportamentos que causam sofrimento e trazem prejuízos à saúde, prejuízos sociais, emocionais ou comportamentais.
Quais as áreas de atuação do Psicólogo Comportamental?
Quem opta por atuar na área de Psicologia Comportamental, pode seguir por três áreas: psicologia hospitalar, clínica ou ainda a área acadêmica.
A psicologia clínica
Essa é uma das áreas mais procuradas por quem possui formação nessa abordagem. Afinal, ela está diretamente relacionada com a complexidade da psiquê humana e a vontade de resolver conflitos.
A área hospitalar
Costuma ser requisitada pelos alunos dessa especialização.
O profissional atua na preparação de pacientes e também fornece o suporte psicológico necessário para aqueles que são terminais.
Ele também pode trabalhar no auxílio da equipe sobre a melhor conduta com familiares e pacientes.
A área acadêmica
Quando falamos do setor acadêmico, o profissional pode realizar mestrados, doutorados e pós-doutorados, estudando o TCC para se tornar educador na área, além de também poder ministrar cursos e palestras, por exemplo.
Como atua um psicólogo comportamental na clínica?
O psicólogo comportamental descobre, juntamente com seu paciente, os eventos que determinam seus comportamentos, problemas, conflitos internos e o que os mantém.
Assim, um transtorno como a depressão passa a ser entendido como um conjunto de comportamentos, como por exemplo, alterações no sono e apetite, desesperança, choro excessivo, pensamento suicida e outros.
Tais comportamentos são analisados e serão identificadas tanto as situações que os determinam como as situações atuais que os mantém.
Para o psicólogo comportamental , pensamentos, sentimentos e comportamentos são acessíveis pelo relato que o paciente faz em terapia.
Pensamentos e sentimentos são analisados e passíveis das intervenções do terapeuta comportamental.
“Combate-se” os comportamentos-problema, ao mesmo tempo em que busca-se instalar e aumentar a frequência de comportamentos adequados ao contexto, desejáveis, funcionais e geradores de satisfação e felicidade.
Por que as intervenções do psicólogo comportamental são mais seguras?
Na terapia comportamental, o objetivo é reforçar os comportamentos desejáveis e eliminar os indesejados ou não adaptativos.
A terapia comportamental está enraizada nos princípios do behaviorismo, uma escola de pensamento focada na ideia de que aprendemos com nosso ambiente.
As técnicas utilizadas neste tipo de tratamento baseiam-se nas teorias do condicionamento clássico e do condicionamento operante.
Mas como o psicólogo comportamental trabalha a análise comportamental no paciente?
Para entender como a terapia comportamental funciona, exploram-se os dois princípios básicos que contribuem para a terapia comportamental: condicionamento clássico e operante:
Condicionamento clássico
O condicionamento clássico envolve a formação de associações entre estímulos.
Os estímulos anteriormente neutros são alinhados com um estímulo que provoca uma resposta natural e automática.
Após movimentos repetidos, uma associação é formada e o estímulo previamente neutro irá evocar a resposta por conta própria.
Condicionamento operante
Já esse condicionamento se concentra em como o reforço e a punição podem ser utilizados para aumentar ou diminuir a frequência de um comportamento.
Comportamentos seguidos por consequências desejáveis têm maior probabilidade de ocorrer novamente no futuro, enquanto aqueles seguidos por consequências negativas têm menor probabilidade de ocorrer.
Modelo ABA
O Modelo ABA é a abreviação para ‘’Applied Behavior Analysis’’, conhecida também como Análise Aplicada do Comportamento.
Muitos psicólogos comportamentais defendem a aplicação da ABA para crianças autistas, por exemplo.
O objetivo da ABA é ampliar o repertório comportamental da criança.
Com isso, espera-se que ela melhore a interação com outras pessoas e tenha menos dificuldades na comunicação social.
O conjunto de técnicas visa, também, a diminuição de comportamentos indesejados.
A Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo, nos Estados Unidos, afirma que a ABA é um tratamento que possui evidências científicas suficientes para ser considerada eficaz.
Assim, uma pesquisa na mesma associação acabou confirmando que o tempo dedicado à terapia e sua intensidade são importantes para a eficácia do tratamento.
Aqueles que passaram mais tempo na terapia acabam aprendendo mais habilidades do que os que fizeram menos sessões, por exemplo.
De forma resumida, o modelo ABA consiste no ensino de habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente.
A Psicologia Comportamental no Inpa
A Psicologia Comportamental no Inpa foi idealizada por quatro psicólogos comportamentais.
Nessa filosofia, a proposta teórico-filosófica permanece a mesma.
Além disso, no corpo clínico do Inpa presencial, atuam somente profissionais com formação especializada em análise do comportamento.
Como agendar um psicólogo comportamental no Inpa
Você pode agendar a sua sessão de psicoterapia por meio do nosso site.
Assim, após entender um pouco mais sobre a análise comportamental e a atuação de psicólogos comportamentais, você pode escolher a modalidade de atendimento que seja melhor para a sua programação e entrar em contato conosco.
Além do site, também é possível marcar o seu atendimento ligando para (61) 3242-1153 61 ou mandando um WhatsApp para 3242-1153.
Realizamos terapia online!
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil
Você deve estar logado para postar um comentário.